A importância da (re)escrita orientada para a apropriação da escrita acadêmica na universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v19i2.3456

Palavras-chave:

Escrita acadêmica. (Re)escrita orientada. Correção textual.

Resumo

A prática de reescrita é encarada, por boa parte dos estudantes universitários, como uma ação punitiva que denuncia as fragilidades encontradas em seus textos. É considerando esta realidade que este trabalho versa sobre a importância da (re)escrita orientada na universidade e objetiva descrever as implicações da reescrita textual na e para a apropriação da escrita acadêmica. O corpus examinado foi extraído dos dados textuais de uma pesquisa-ação desenvolvida em 2018, durante meu Doutorado, com a participação de um grupo de estudantes de diferentes períodos do Curso de Letras de uma universidade privada de Belo Horizonte. A discussão é fundamentada principalmente na perspectiva dialógica da língua/linguagem advinda dos postulados bakhtinianos, e, por esse viés, reconhece-se que a escrita não pode ser vista isolada dessas duas instâncias, nem pensada fora do seu processo de produção de sentido e das práticas sociais. Em linhas gerais, os resultados apontam que a (re)escrita orientada potencializa a apropriação da escrita acadêmica, promovendo deslocamentos que permitem ao escrevente, para além do aprimoramento de aspectos linguístico-discursivos e textuais do texto, construir uma identidade acadêmica a partir do (re)conhecimento de valores e princípios que permeiam as práticas de escrita na universidade, os quais as legitimam em diferentes campos do conhecimento.

 

 

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Publicado

2023-06-01

Como Citar

Oliveira Silva, S. . (2023). A importância da (re)escrita orientada para a apropriação da escrita acadêmica na universidade. Revista Do GEL, 19(2), 196–217. https://doi.org/10.21165/gel.v19i2.3456

Edição

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