PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS E A TAXONOMIA DE BLOOM: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE INGLÊS DA REDE PÚBLICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE ON-LINE ON-LINE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v17i1.2769

Palavras-chave:

Pedagogia dos multiletramentos. Taxonomia digital de Bloom. Formação de professores. Tecnologias digitais

Resumo

A formação continuada de professores, amparada pela LDB 9394/96 e pela Lei Nacional de Educação nº 10.172 de 2001, defendida por Almeida Filho (1999), Dutra e Mello (2004), Arruda (2008, 2013) e Celani (2001), constitui-se como espaço de reflexão para os participantes. No entanto, as oportunidades para aperfeiçoamento são cada vez mais raras, especialmente pelas poucas ofertas. Nesse contexto, este artigo apresenta e analisa os desdobramentos de um curso de formação continuada para professores de inglês de Minas Gerais, intitulado Curso de Formação Pedagogia dos Multiletramentos (CFPM), oferecido on-line, motivado pela pesquisa de doutorado de uma das autoras, assim como pelas teorias que fundamentaram o seu design, a pedagogia dos multiletramentos (KALANTZIS; COPE, 2012, 2015) e a taxonomia digital de Bloom (CHURCHES, 2008). Expõe os dados e sua análise, a fim de demonstrar como as teorias estudadas durante cinco meses de curso influenciaram a prática pedagógica dos participantes. Fazendo uso do paradigma qualitativo e do método de estudo de caso, os dados foram coletados por meio da realização de questionários, tarefas e interações entre os participantes. Os resultados revelam que o CFPM foi bem-sucedido ao contribuir para reflexão e aprimoramento das práticas pedagógicas dos participantes, professores de inglês mineiros.

Downloads

Biografias Autor

Reinildes Dias, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Reinildes Dias é professora da Universidade Federal de Minas Gerais

Marilane de Abreu Lima Miranda, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Marilane de Abreu Lima Miranda, doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais

Publicado

2020-07-06

Como Citar

Dias, R., & Miranda, M. de A. L. (2020). PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS E A TAXONOMIA DE BLOOM: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE INGLÊS DA REDE PÚBLICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE ON-LINE ON-LINE. Revista Do GEL, 17(1), 81–106. https://doi.org/10.21165/gel.v17i1.2769

Edição

Secção

Artigos