O DISPOSITIVO JORNALÍSTICO E OS DISCURSOS TRANS: UMA ANÁLISE DA FOLHA DE SÃO PAULO

Autores

  • Atílio Butturi Jr. UFSC
  • Denise Ayres D'Avila UFSC

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v14i1.1469

Palavras-chave:

trans, dispositivo, discurso, mídia, produção de gênero

Resumo

Este trabalho tem como ojetivo problematizar a produção dos discursos sobre os discursos trans veiculados na mídia brasileira, a partir de uma análise que parte dos debates foucaultianos e das discussões de gênero e transfeminismo hodiernas. O corpus é composto de textos informativos on-line (publicados entre 1º de agosto de 2014 e 3 de outubro de 2014), da versão diária do jornal Folha de São Paulo e que versam, de maneiras distintas, sobre aspectos do discurso “trans”. A hipótese a ser defendida é a de que, não obstante os deslocamentos empreendidos pelos discursos de gênero e pelo transfeminismo, permanecem nos discursos da Folha enunciados de normalização e enunciados de naturalização na produção de textos sobre o  acontecimento trans.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Atílio Butturi Jr., UFSC

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2004), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Realizou estágio pós-doutoral no IEL/UNICAMP (2014-2015). É professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina, da área de Linguística Aplicada e membro do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (NELA), na mesma instituição. É editor-chefe de dois periódicos científicos: Fórum Linguístico, da UFSC e Gavagai -Revista Interdisciplinar de Humanidades, da UFFS e docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC e do Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFFS. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, Análise do Discurso e Filosofia da Linguagem, tendo como ponto central de pesquisa os problemas da arqueogenealogia foucaultiana.

Denise Ayres D'Avila, UFSC

Graduada em Psicologia. Mestranda em Saúde Social - UFSC.

Publicado

2017-04-27

Como Citar

Butturi Jr., A., & D’Avila, D. A. (2017). O DISPOSITIVO JORNALÍSTICO E OS DISCURSOS TRANS: UMA ANÁLISE DA FOLHA DE SÃO PAULO. Revista Do GEL, 14(1), 224–252. https://doi.org/10.21165/gel.v14i1.1469

Edição

Secção

Artigos