O DISPOSITIVO JORNALÍSTICO E OS DISCURSOS TRANS: UMA ANÁLISE DA FOLHA DE SÃO PAULO

Autores/as

  • Atílio Butturi Jr. UFSC
  • Denise Ayres D'Avila UFSC

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v14i1.1469

Palabras clave:

trans, dispositivo, discurso, mídia, produção de gênero

Resumen

Este trabalho tem como ojetivo problematizar a produção dos discursos sobre os discursos trans veiculados na mídia brasileira, a partir de uma análise que parte dos debates foucaultianos e das discussões de gênero e transfeminismo hodiernas. O corpus é composto de textos informativos on-line (publicados entre 1º de agosto de 2014 e 3 de outubro de 2014), da versão diária do jornal Folha de São Paulo e que versam, de maneiras distintas, sobre aspectos do discurso “trans”. A hipótese a ser defendida é a de que, não obstante os deslocamentos empreendidos pelos discursos de gênero e pelo transfeminismo, permanecem nos discursos da Folha enunciados de normalização e enunciados de naturalização na produção de textos sobre o  acontecimento trans.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Atílio Butturi Jr., UFSC

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2004), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Realizou estágio pós-doutoral no IEL/UNICAMP (2014-2015). É professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina, da área de Linguística Aplicada e membro do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (NELA), na mesma instituição. É editor-chefe de dois periódicos científicos: Fórum Linguístico, da UFSC e Gavagai -Revista Interdisciplinar de Humanidades, da UFFS e docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC e do Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFFS. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, Análise do Discurso e Filosofia da Linguagem, tendo como ponto central de pesquisa os problemas da arqueogenealogia foucaultiana.

Denise Ayres D'Avila, UFSC

Graduada em Psicologia. Mestranda em Saúde Social - UFSC.

Publicado

2017-04-27

Cómo citar

Butturi Jr., A., & D’Avila, D. A. (2017). O DISPOSITIVO JORNALÍSTICO E OS DISCURSOS TRANS: UMA ANÁLISE DA FOLHA DE SÃO PAULO. Revista Do GEL, 14(1), 224–252. https://doi.org/10.21165/gel.v14i1.1469