O LEITORADO BRASILEIRO NA TAILÂNDIA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DEBATE A RESPEITO DO PAPEL DO PROFESSOR-LEITOR
Mots-clés :
Português língua estrangeira, Leitorado brasileiro, Política linguísticaRésumé
: O presente artigo se trata de uma análise das atividades desenvolvidas no âmbito do programa do Leitorado brasileiro na Universidade de Chulalongkorn, na Tailândia. Na tentativa de definir a atuação do Leitorado no contexto tailandês, o artigo parte da discussão iniciada por Diniz (2012b) sobre as características do cargo de leitor brasileiro. Para tanto, analisaram-se os relatórios semestrais do Leitorado de junho de 2011 a março de 2013 enviados à Divisão de Promoção de Língua Portuguesa (DPLP). Como a autora da análise foi também Leitora brasileira que atuou no âmbito do programa, propõe-se um relato reflexivo da experiência ao descrever as atividades relatadas nos documentos. Concluiu-se que o Leitorado brasileiro no contexto tailandês não se restringiu a docência e algumas das atividades do leitor não ficaram restritas ao campus universitário. Definiu-se o leitor no contexto tailandês como professor universitário, representante da cultura brasileira no ambiente acadêmico, divulgador da língua falada no Brasil dentro e fora dos limites do campus e dos programas de cooperação educacional do Governo do Brasil. Por meio da análise, foi possível argumentar, que embora a instituição tailandesa tenha influência na definição dos requisitos para candidatura à vaga e na atuação do leitor, as atividades do Leitorado estiveram, em grande parte, a serviço dos interesses da Embaixada do Brasil em Bangkok. Quanto aos desafios enfrentados, a falta de material didático adequado para o contexto tailandês, bem como a modesta divulgação do Leitorado brasileiro na própria instituição acolhedora, foram os problemas recorrentes apontados nos relatórios. Embora a análise tenha se limitado a um contexto específico, espera-se que o estudo contribua para a discussão sobre o trabalho do professor-leitor brasileiro e, ainda, para a memória do programa de Leitorado na instituição tailandesa.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)