Marcas linguísticas constitutivas do processo de aquisição do contraste fônico
Mots-clés :
Aquisição fonológica. Fonética acústica. Fonologia.Résumé
O presente estudo procurou investigar, com auxílio da análise acústica, os chamados “erros” de pronúncia envolvendo o contraste fônico entre as fricativas coronais surdas. Participaram deste estudo seis crianças: três com o chamado Desvio Fonológico Evolutivo (DFE) e três com desenvolvimento típico de linguagem, de ambos os sexos, com idades entre 5 e 7 anos, falantes do português brasileiro. Foram realizados dois tipos de análise acústica: uma relativa às características espectrais do ruído fricativo; e outra relativa às características formais das marcas hesitativas. Os achados desse estudo indicaram que os parâmetros acústicos relativos ao limite inferior do pico de energia no espectro, centróide e assimetria foram sensíveis para evidenciar emissões gradientes entre as duas categorias fônicas pelo grupo de crianças com o chamado DFE, indiciando tentativas dessas crianças em marcar o contraste fônico entre esses sons. Além disso, verificou-se maior ocorrência de marcas hesitativas nas crianças com o chamado DFE, bem como a ocorrência preferencial dessas marcas diante da produção dos sons alvos. Portanto, acreditamos que a presença maciça de produções gradientes nas crianças com o chamado DFE, aliadas às marcas hesitativas, indiciam uma tentativa de atingir produtivamente o contraste fônico da língua.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)