AS REPRESENTAÇÕES DOCENTES SOBRE AS CAUSAS DA INDISCIPLINA NA ESCOLA: DE QUEM É A CULPA?

Autores/as

  • Elisabeth Ramos da Silva Universidade de Taubaté
  • Maria José Milharezi Abud Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v13i1.548

Palabras clave:

Formação de professores. Causas da indisciplina.

Resumen

Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com 20 professores de língua portuguesa do ensino fundamental e médio que se queixavam da indisciplina em sua escola. O objetivo foi investigar quais as representações docentes acerca dos fatores aos quais eles atribuem o comportamento inadequado dos alunos. Para tanto, foi solicitado a esses professores que respondessem à seguinte questão: Para melhorar a disciplina na escola, o que poderia ser feito? Certamente os fatores apontados por esses docentes indicam a quê ou a quem eles atribuem a culpa pelo comportamento inadequado dos alunos. As respostas foram analisadas segundo os constructos da Análise de conteúdo proposta por Bardin (2010). Os resultados revelaram que o professor responsabiliza principalmente a atuação docente como a maior causa dos atuais problemas de indisciplina na escola, isto é, nas representações desses docentes a culpa recai principalmente sobre sua própria atuação na sala de aula, o que acentua a sua desvalorização e a perda da autoridade junto aos alunos.

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Biografía del autor/a

Elisabeth Ramos da Silva, Universidade de Taubaté

Programa de Mestrado em Linguística Aplicada

Maria José Milharezi Abud, Universidade de Taubaté

Programa de Mestrado em Linguística Aplicada

Publicado

2016-06-23

Cómo citar

Silva, E. R. da, & Abud, M. J. M. (2016). AS REPRESENTAÇÕES DOCENTES SOBRE AS CAUSAS DA INDISCIPLINA NA ESCOLA: DE QUEM É A CULPA?. Revista Do GEL, 13(1), 87–106. https://doi.org/10.21165/gel.v13i1.548