Experienciando o letramento digital: sistematização de uma pesquisa-ação online

Autores/as

  • Maria Conceição Alves de LIMA

Palabras clave:

Sociedade do Conhecimento. Letramento digital. Educação online. Formação de professores.

Resumen

O surgimento da Internet e da Web ocasionaram uma ruptura com o tipo de comunicação estabelecido pela escrita impressa e inauguraram a “revolução digital”. Estar fora dessa comunidade digital significa estar excluído da nova Sociedade do Conhecimento, razão pela qual uma das necessidades mais urgentes dos não-incluídos digitais é obter essa nova espécie de letramento. Buscando, pois, acompanhar essas transformações tecnológicas, desenvolvemos uma atividade-piloto de pesquisa-intervenção, a partir da execução online de um projeto voltado ao letramento digital, destinado aos alunos do Curso de Letras da Unidade Universitária de Nova Andradina – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, cujos objetivos específicos visavam à conscientização da necessidade da inclusão digital e à iniciação nesse tipo de letramento. O processo de intervenção aconteceu, basicamente, sob a forma de e-learning, através da sala de aula virtual TELEDUC. Quanto à observação/análise/inferência, além do acompanhamento das atividades através do TELEDUC, foram usadas estratégias de reuniões presenciais com tutores e participantes. A execução dessa pesquisa-intervenção permitiu-nos uma gama considerável de observações e reflexões sobre alguns aspectos tecnológicos, pedagógicos, socioculturais e estratégicos dessa atividade, possibilitando-nos avaliar não somente suas possibilidades educativas, mas também as necessidades operacionais vinculadas à sua implementação.

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Publicado

2008-12-31

Cómo citar

LIMA, M. C. A. de. (2008). Experienciando o letramento digital: sistematização de uma pesquisa-ação online. Revista Do GEL, 5(2), 213–224. Recuperado a partir de https://revistadogel.emnuvens.com.br/rg/article/view/124