Experienciando o letramento digital: sistematização de uma pesquisa-ação online
Keywords:
Sociedade do Conhecimento. Letramento digital. Educação online. Formação de professores.Abstract
O surgimento da Internet e da Web ocasionaram uma ruptura com o tipo de comunicação estabelecido pela escrita impressa e inauguraram a “revolução digital”. Estar fora dessa comunidade digital significa estar excluído da nova Sociedade do Conhecimento, razão pela qual uma das necessidades mais urgentes dos não-incluídos digitais é obter essa nova espécie de letramento. Buscando, pois, acompanhar essas transformações tecnológicas, desenvolvemos uma atividade-piloto de pesquisa-intervenção, a partir da execução online de um projeto voltado ao letramento digital, destinado aos alunos do Curso de Letras da Unidade Universitária de Nova Andradina – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, cujos objetivos específicos visavam à conscientização da necessidade da inclusão digital e à iniciação nesse tipo de letramento. O processo de intervenção aconteceu, basicamente, sob a forma de e-learning, através da sala de aula virtual TELEDUC. Quanto à observação/análise/inferência, além do acompanhamento das atividades através do TELEDUC, foram usadas estratégias de reuniões presenciais com tutores e participantes. A execução dessa pesquisa-intervenção permitiu-nos uma gama considerável de observações e reflexões sobre alguns aspectos tecnológicos, pedagógicos, socioculturais e estratégicos dessa atividade, possibilitando-nos avaliar não somente suas possibilidades educativas, mas também as necessidades operacionais vinculadas à sua implementação.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)