Atividade experimental com leituras de alunos das séries iniciais: uma análise discursiva
Schlagworte:
Ensino de Ciências. Interações dialógicas. Análise do discurso.Abstract
A busca por se entender as dinâmicas complexas que ocorrem em sala de aula tem levado muitos pesquisadores em ensino de Ciências a adotar uma abordagem mehos estruturalista e descontextualizada do conhecimento científico, valorizando processos dialógicos que se dão entre alunos e professores. Nesse sentido, nosso trabalho visa discutir como o discurso do professor pode interferir na construção de argumentos por parte dos alunos, quando estes se encontram envolvidos com um problema experimental em aulas de Ciências. Assim, buscamos compreender como professores e alunos se inter-relacionam num movimento discursivo para a estruturação de sentidos dos dados experimentais obtidos. Com essa preocupação, focamos nosso olhar nos processos de autoria dos discursos, tanto dos alunos quanto dos professores, nos episódios em que os atores do processo de ensino e de aprendizagem organizam suas falas, mediados pela atividade experimental. Os dados de nossa pesquisa foram coletados em aulas de Ciências de uma escola da rede pública do estado de São Paulo, para alunos da 31 série do Ensino Fundamental, a partir de gravações em vídeo das atividades realizadas. As falas, tanto das professoras, quanto dos alunos, devidamente transcritas constituem nosso corpus de análise.
Downloads
Literaturhinweise
BRANDÃO, H.H.N. Introdução à análise do discurso. 7.ed. Campinas:
Editora da Unicamp, 1998.
CORACINI, M.J. Um fazer persuasivo: o discurso subjetivo da Ciência.
São Paulo: Educ, Campinas: Pontes, 1991.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 13.ed. Rio de Janeiro: Edições Graal,
_____. A ordem do discurso. 2.ed. São Paulo: Loyola, 1996.
MONTEIRO, M.A.A. Interações dialógicas em aulas de ciências nas séries
iniciais: um estudo do discurso do professor e as argumentações
construídas pelos alunos. 2002. 204f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) — Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2002.
ORLANDI, E.P. Análise de discurso: princípios e procedimentos.
Campinas: Pontes, 2000.
SOUZA, L.M.T.M.de7-0 cõnflito de vozes na sala de aula. In: CORACINI,
M.J. (Org.). 0 jogo discursivo na aula de leitura: lingua materna e lingua
estrangeira. Campinas: Pontes, 1995. p.21-26.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)