Intercâmbio virtual em tempos pandêmicos: perspectivas de Teletandem autônomo
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v20i3.3590Palavras-chave:
Intercâmbio Virtual. Teletandem Autônomo. Pandemia.Resumo
As práticas oportunizadas por intercâmbios virtuais (O’Dowd, 2018) têm proporcionado contextos profícuos no que diz respeito ao ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. No âmbito dos estudos telecolaborativos, atuamos, especificamente, com as práticas de Teletandem (Telles; Vassallo, 2006, 2009, 2015), um ambiente de interações on-line e bilíngues que promove a troca linguística e cultural entre duas pessoas de países distintos. O presente trabalho, por meio de uma análise interpretativa de base qualitativa (Lüdke; André, 2013), enfoca relatos de participantes brasileiros sobre suas experiências com as interações on-line e seus efeitos em tempos pandêmicos, durante o primeiro semestre de 2020. Os dados coletados evidenciaram que as práticas telecolaborativas, além de maximizar o processo de ensino/aprendizagem e promover trocas interculturais, possibilitaram aos interagentes estabelecer contato afetivo, pelo fato de ocorrerem virtualmente, durante o isolamento social.
Downloads
Referências
ARANHA, S.; CAVALARI, S. M. S. A trajetória do projeto Teletandem Brasil: da modalidade institucional não-integrada à institucional integrada. The ESPecialist, v. 35,
n. 2, p. 183-201, 2014.
BELZ, J. A. Linguistic Perspectives on the Development of Intercultural Competence in Telecollaboration. Language Learning & Technology, v. 7, n. 2, p. 68-117, 2003.
BRAMMERTS, H. Tandem language learning via the internet and the International E-Mail Tandem Network. In: LITTLE, D.; BRAMMERTS, H. (ed.). A Guide to Language Learning in Tandem via the Internet. CLCS Occasional Paper, 46, 1996. p. 9-22.
BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Recomendação nº 027, de 22 de abril de 2020. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/recomendacoes-cns/1132-recomendacao-n-027-de-22-de-abril-de-2020. Acesso em: 23 ago. 2020.
CAMPOS, B. S.; KAMI, C. M. C.; SALOMÃO, A. C. B. A mediação no Teletandem durante a pandemia da COVID-19. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, ano 20, n. 1,
p. DT3, 2021.
FERDIG, R. E.; BAUMGARTNER, E.; HARTSHORNE, R.; KAPLAN-RAKOWSKI, R.; MOUZA, C. (ed.). Teaching, Technology, and Teacher Education During the COVID-19 Pandemic: Stories from the Field. Association for the Advancement of Computing in Education (AACE). Disponível em: https://www.learntechlib.org/p/216903. Acesso em: 20 fev. 2022.
FONTANA, F. F.; CORDENONSI, A. Z. TDIC como mediadora do processo de ensino aprendizagem da arquivologia. Ágora, Florianópolis, v. 25, n. 51, p. 101-131, jul./dez. 2015.
GARCIA, D. N. M. Ensino/Aprendizagem de línguas em teletandem: espaços para autonomia e reflexão. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 41, p. 481-494, maio/ago. 2012.
GARCIA, D. N. M. Telecolaboração e pandemia: viabilizando a interação em momento de distanciamento social. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 51, n. 3, p. 1055-1075, dez. 2022.
GEWEHR, D. Tecnologias digitais de informação e comunicação na escola e em ambientes não escolares. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Centro Universitário Univates, Lajeado, Rio Grande do Sul, 2016.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas: Papirus, 2012.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. São Paulo: Ed. EPU, 2013.
MARTINS, V.; ALMEIDA, J. Educação em tempos de pandemia no Brasil: saberes fazeres escolares em exposição nas redes e a educação on-line como perspectiva. Revista Docência e Cibercultura – Redoc, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 215-224, maio/ago. 2020.
MESSIAS, R. A. L.; TELLES, J. A. Teletandem como “terceiro espaço” no desenvolvimento de professores de línguas estrangeiras. ETD - Educação Temática Digital, Campinas,
v. 22, n. 3, p. 731-750, 2020.
MORETTI, G. Interculturalidade e estratégias de negociação de sentido em interações de Teletandem. 2020. Dissertação (Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, 2020.
O’DOWD, R.; BEAVEN, A. Examining the Impact of Virtual Exchange: an Exploration of Where Virtual Exchange belongs in institutional strategy. Forum: Discussing international education, Amsterdam, p. 14-16, 2019.
O’DOWD, R. From telecollaboration to virtual exchange: state-of-the-art and the role of UNICollaboration in moving forward. Journal of Virtual Exchange, v. 1, p. 1-23, 2018.
OLIVEIRA, V. C. Encontros transculturais e histórias na terceira idade: uma experiência em Teletandem. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Presidente Prudente, 2022.
SALOMÃO, A. C. Foreign Language Communication in Virtual Exchanges: Reflections and Implications for Applied Linguistics. International Journal of Computer-Assisted Language Learning and Teaching (IJCALLT), v. 12, n. 3, p. 1-14, 2022.
SANTOS, B. S. A cruel pedagogia do vírus. Lisboa: Edições Almedina, 2020.
SCHAEFER, R.; HEEMANN, C. Promovendo o entendimento intercultural através da implementação da telecolaboração. CIET:EnPED, maio/2018.
TELLES, J. A. Projeto Teletandem Brasil: Línguas Estrangeiras para Todos – Ensinando e aprendendo línguas estrangeiras in-tandem via MSN Messenger. Faculdade de Ciências e Letras de Assis, UNESP, 2006.
TELLES, J. A. Teletandem and performativity. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, [s.l.], v. 15, n. 1, p. 1-30, mar. 2015.
TELLES, J. A.; VASSALLO, M. L. Foreign language learning in-tandem: Teletandem as an alternative proposal in CALLT. The ESPecialist, v. 27, n. 2, p. 189-212, 2006.
VASSALLO, M. L.; TELLES, J. A. Teletandem: uma proposta alternativa no ensino/aprendizagem assistidos por computadores. In: TELLES, J. A. (org.). Teletandem: um contexto virtual, autônomo e colaborativo para aprendizagem de línguas estrangeiras no século XXI. Campinas: Pontes Editores, 2009. p. 21-42.
ZAKIR, M. A. Cultura e(m) telecolaboração: uma análise de parcerias de teletandem institucional. 2015. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São José do Rio Preto, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do GEL
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)