Práticas de lexicografia crítica na sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/gel.v20i3.3575

Palavras-chave:

Lexicografia crítica. Espaço de enunciação. Autoria. Subjetividade. Sociedade. Ensino.

Resumo

Este artigo discute o papel formador de projetos de dicionários realizados em sala de aula durante a pandemia de covid-19, inscritos no que a autora denomina “lexicografia crítica”. A discussão é guiada por uma concepção de linguagem filiada ao materialismo histórico, na qual se assume a indissociabilidade entre linguagem, subjetividade e sociedade. Ancorada nessa concepção, a autora defende que o exercício da lexicografia crítica por linguistas e professores de língua em formação pode possibilitar ou mesmo fomentar uma leitura ativa dos dicionários, uma escrita autoral e uma reflexão sobre a inscrição material da subjetividade na língua.

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Publicado

15-07-2024

Como Citar

Elias de Oliveira, S. (2024). Práticas de lexicografia crítica na sala de aula. Revista Do GEL, 20(3), 103–119. https://doi.org/10.21165/gel.v20i3.3575

Edição

Seção

Edição Temática