Identidades de professores de inglês: o que as dissertações entre os anos de 2016 e 2020 nos revelam?
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v20i1.3428Palavras-chave:
Identidades. Professor de inglês. Pesquisa bibliográfica.Resumo
Nesta investigação, apresentamos um levantamento bibliográfico acerca da incidência de diferentes teorias sobre o conceito de identidades na plataforma digital Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDBTD). Sob esse viés metodológico, foram analisadas nove dissertações pertencentes à BDBTD encontradas no intervalo dos anos 2016 e 2020. O trabalho aponta os principais aportes teóricos utilizados pelos autores de nove dissertações de mestrado. A partir desse levantamento, foi observado se as escolhas realizadas estão em consonância ou dissonância para promover a difusão e incentivo à pesquisa sobre o conceito. O estudo lança luz na predominância de dois blocos de condutas teóricas; no primeiro deles, encontramos as perspectivas adotadas para os estudos acerca das identidades; ao passo que, no segundo, foi verificada uma concentração de trabalhos voltados mais especificamente para as identidades do professor de inglês. Observou-se a utilização do conceito de identidades com diferentes perspectivas teóricas e para diversos contextos educacionais. Os resultados apontam uma forte tendência adotada pela maior parte dos autores nas seções de definição de identidades, verificando-se a preferência pelo alinhamento com os autores Hall (2005), Rajagopalan (2002), Bauman (2005) e Moita Lopes (2001).
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