Análise musical de canções em aulas de português como língua materna, na perspectiva de Copland
Musical analysis of songs in Portuguese class in Copland’s approach
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v19i1.3370Palavras-chave:
Música, Canção popular, Letramentos, Júpiter MaçãResumo
O objetivo deste trabalho é apresentar alguns elementos musicais que possam servir de guia para o trabalho docente com as canções populares em aulas de português como língua materna. As orientações se baseiam na perspectiva de Copland sobre como ouvimos música. Além disso, é apresentada uma estrutura analítica da canção popular para que o professor consiga entender como o gênero canção se organiza. Por fim, apresenta-se uma análise da canção “Marchinha psicótica de Doutor Soup” de Júpiter Maçã para exemplificar como uma análise pode ser realizada com esses princípios. A análise mostra que os efeitos de sentidos são entendidos a partir do reconhecimento de estruturas musicais que não fazem parte do gênero marchinha.
Downloads
Referências
ANTUNES, I. Aula de português. São Paulo: Parábola, 2001.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1992.
BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEEF, 1997.
CABRAL, J. S. M.; BATISTA, Y.; PIRIS, E. L. A canção no livro didático de português: uma discussão baseada no letramento literomusical. Fólio - Revista de Letras, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 815-835, 2020. DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6588. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/6588. Acesso em: 24 nov. 2021.
COPLAND, A. Como ouvir e entender música. Tradução Luiz Paulo Horta. 4. impr. São Paulo: É Realizações, 2013.
COSTA, N. B. da. As letras e a letra: o gênero canção na mídia literária. In: DIONÍSIO, A. P. et al. (org.). Gêneros textuais e ensino. 5. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
FRIGOTTO, G. A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica. Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 100 – Especial, p. 1129-1152, out. 2007.
GERALDI, J. W. (org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984.
JÚPITER MAÇÃ. Uma tarde na fruteira. Monstro Discos/Marquise 51 Records. 2007.
LARSON, E. Polifonia: a construção do sentido na canção. Anais do Décimo quinto Congresso da ANPPOM. Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: https://antigo.anppom.com.br/anais/anaiscongresso_anppom_2005/sessao18/eduardo_larson.pdf. Acesso em: 28 out. 2021.
MARCUSCHI, L. A. Produção Textual, análise de gênero e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MCGURK, H.; MACDONALD, J. Hearing Lips and Seeing Voices. Nature, n. 264, p. 746-748, 1976. DOI: https://doi.org/10.1038/264746a0
NISHIDA, G.; SIERAKOWSKI, A. P. de C. Por outros textos na sala de aula: me lembra muito Pink Floyd de João Leopoldo. Revista do GEL, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 203-218, 2016. DOI: https://doi.org/10.21165/gel.v13i3.1411. Disponível em: https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/1411. Acesso em: 24 nov. 2021.
NISHIDA, G.; DA SILVEIRA, A. P. P.; SIERAKOWSKI, A. P. de C. Reflexões preliminares sobre a canção no vestibular: o álbum Tropicália nas provas da UFRGS. Revista do GEL, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 35-49, 2019. DOI: https://doi.org/10.21165/gel.v16i3.2741. Disponível em: https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/2741. Acesso em: 24 nov. 2021.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação; Superintendência da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Língua Portuguesa. Curitiba: SEED/DEE, 2008.
ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009.
ROJO, R.; MOURA, E. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola, 2019.
SOUZA, J. P. C. de. Implicações das noções de canção como constelação de gêneros e de letramento literomusical para o ensino de português como língua adicional. Revista Brasileira de Linguística Aplicada [online], v. 16, n. 4, p. 651-677, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-639820169914.
TATIT, L. O cancionista: composição de canções no Brasil. São Paulo: EdUSP, 1996.
TATIT, L. Todos entoam: ensaios, conversas e lembranças. Cotia: Ateliê Editorial, 2014.
WISNIK, J. M. O som e o sentido. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista do GEL
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)