As características entoacionais presentes na leitura de professores e alunos do Ensino Básico
The intonation characteristics present in the reading of elementary school teachers and students
DOI:
https://doi.org/10.21165/gel.v19i1.3369Palavras-chave:
fonologia, fonética experimental, entoação, leitura, compreensão de textoResumo
Esta pesquisa avaliou a leitura de 40 professores de diferentes disciplinas, e 110 alunos de 10 a 18 anos, pertencentes ao 3º ano do EF à 3ª série do EM, estabelecendo como controle 1 profissional de Língua Portuguesa, para verificar suas entoações durante a leitura de um nanoconto. Sob o uso do aplicativo ExProsódia® (FERREIRA NETTO, 2010), as informações avaliadas por meio da análise automatizada dos dados observaram que alunos e professores produzem uma leitura de entoação neutra – conforme previsto por Cagliari (2002). Ou seja, cerca de 60% realizaram apenas uma frase entoacional, cuja curva de F0 teve um movimento oblíquo, direção descendente, finalização plagal e produção irregular de pausas perceptíveis, contrariando o controle, que realizou duas frases entoacionais, com finalização autêntica, dando ao texto a interpretação poética esperada. Além disso, também se verificou que a entoação na leitura começa a ser perceptível a partir do 3º ano do ensino fundamental, quando a criança apresenta mais fluidez ao ler um texto. Todavia, mesmo que os dados tragam uma regularidade em relação aos resultados gerais, percebe-se que as leituras não revelam uma uniformização no ato de ler em se tratando de alunos e professores.
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