A grafia de palavras hipersegmentadas em textos produzidos nos anos finais do Ensino Fundamental

Autores

  • Lilian Maria da Silva Universidade Estadual Paulista (UNESP), São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

palavra escrita, hipersegmentação, ortografia

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise de hipersegmentações de palavras que podem ser encontradas em textos de alunos do Ensino Fundamental II (6o a 9o anos – denominação a partir de 2009). Com base nesses dados de hipersegmentação, busca-se levantar evidências de que a aquisição da noção de palavra escrita é complexa por mobilizar, simultaneamente, informações linguísticas de diferentes naturezas, como fonológica, morfossintática/semântica e, também, letrada. A análise desenvolvida dialoga com pesquisas sobre segmentações não convencionais de palavras, especialmente com as de Capristano (2003, 2007b), Chacon (2005, 2006) e Tenani (2009, 2010, 2011b) e com a concepção de escrita heterogênea desenvolvida por Corrêa (2004).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABAURRE, Maria Bernadete Marques; GALVES, Charlotte. Os clíticos no português brasileiro: uma abordagem sintático-fonológica. In: CASTILHO, Ataliba; BASÍLIO,Margarida (Org.) Gramática do português falado: estudos descritivos. v. IV. Campinas:Unicamp, 1996. p. 273-320.

CAPRISTANO, Cristiane Carneiro. Mudanças na trajetória da criança em direção àpalavra escrita. 253f. 2007. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade ;Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

CAPRISTANO, Cristiane Carneiro. Aspectos de segmentação na escrita infantil. 166f. 2003. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Unesp, São José do Rio Preto, 2003.

CHACON, Lourenço. Prosódia e letramento em hipersegmentações: reflexões sobre a aquisição da noção de palavra. In: CORRÊA, Manoel Luiz Gonçalves (Org.). Ensino de língua: representação e letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2006. p. 155-167.

CHACON, Lourenço. Hipersegmentações na escrita infantil: entrelaçamentos de práticas de oralidade e letramento. Estudos linguísticos, Campinas, v. 34, p. 77-86, 2005.

CHACON, Lourenço. Constituintes prosódicos e letramento em segmentações não-convencionais. Letras de hoje, Porto Alegre, v. 39, n. 3, p. 223-232, 2004.

CORRÊA, Manoel Luiz Gonçalves. O modo heterogêneo de constituição da escrita. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

NESPOR, Marina; VOGEL, Irene. Prosodic phonology. Dordrechet: Foris Publications, 1986.

PAULA, Isis Fernanda Vicente de. Movimentos na escrita inicial de crianças: um estudo longitudinal de hipersegmentações. 154f. 2007. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Unesp, São José do Rio Preto, 2007.

TENANI, Luciani. A segmentação não-convencional de palavras em textos do ciclo II do Ensino Fundamental. Revista da ABRALIN, Curitiba,v. 10, n. 2, p. 91-119, jul./dez. 2011.

TENANI, Luciani. A segmentação não-convencional de palavras e a aquisição da escrita. Palestra apresentada no II Ciclo de Palestras sobre aquisição da linguagem e escrita. Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010. ms.

TENANI, Luciani. Entre o grupo clítico e a palavra fonológica: os erros de segmentação não-convencional de palavras. Apresentação realizada no VI CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN. Universidade Federal da Paraílba, João Pessoa, 2009.

Publicado

2015-05-24

Como Citar

da Silva, L. M. (2015). A grafia de palavras hipersegmentadas em textos produzidos nos anos finais do Ensino Fundamental. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 43(2), 617–630. Obtido de https://revistadogel.emnuvens.com.br/estudos-linguisticos/article/view/469

Edição

Secção

Aquisição da Escrita