Mecanismos enunciativos: entre a entrevista e a biografia
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i3.2972Palavras-chave:
atividade de linguagem, produção textual, operações enunciativas.Resumo
O presente trabalho de pesquisa situa-se na articulação entre a linguística e o ensino-aprendizagem de línguas e fundamenta-se nas reflexões enunciativas, em especial, no quadro da Teoria das Operações Enunciativas (TOE) proposta pelo pesquisador francês Antoine Culioli (1990) que entende que a Linguística tem como objeto de estudo “a atividade de linguagem apreendida através da diversidade das línguas naturais”, isto é, a tarefa do linguista é estudar o funcionamento da linguagem enquanto atividade significante de representação, ou melhor, enquanto atividade de produção e reconhecimento de formas linguísticas. A análise que propomos pauta-se pela observação de ocorrências linguísticas presentes em textos de alunos do Ensino Fundamental II, que se caracterizam por apresentar mecanismos enunciativos deslocados em relação ao gênero Biografia. Dessa forma, o nosso objetivo é apresentar como é problemático o fato de se priorizarem modelos idealizados no ensino.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 2010.
BAZERMAN, C.; DIONÍSIO, A. P.; HOFFNAGEL, J. C. (Orgs.) Gêneros textuais, tipificação e interação. São Paulo: Cortez, 2005.
BRASIL, Secretaria de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF,1998.
BRASIL, Secretaria de Educação. Base Nacional Curricular Comum. Brasília: MEC/SEF, 2017.
CULIOLI, A. Notes du Seminaire de D.E.A. Université de Paris 7. Departamente de recherches linguistiques. Paris: Poitiers, 1985.
_________. Pour une linguistique de l’énonciation. Opérations et répresentations. Tome 1. Paris: Ophrys, 1990.
_________. Pour une linguistique de l’énonciation. Formalisacion et opéracion de réperage. Tome 2. Paris: Ophrys, 1999.
MILLER, C. R. Genre as Social Action. In: FREEDMAN, A; MEDWAY, P. (Orgs.). Genre and the new rethoric. London: Taylor & Francis, 1994.
ONOFRE, M. B. Operações de Linguagem e Implicações Enunciativas da marca “se”. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara (SP), 2003.
RODRIGUES, R. H. Os gêneros do discurso na perspectiva dialógica da linguagem: a abordagem de Bakhtin. In: MEURER, J.L; BONINI, A; MOTTA-ROTH, D. (Orgs.) Gêneros: teorias, métodos e debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
SOUSA, O. da C. e. Tempos e Aspecto: O Imperfeito num corpus de aquisição. Lisboa: Edições Colibri – Instituto Politécnico de Lisboa. 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978)
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
A aprovação dos artigos para publicação implica na cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) o Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (www.gel.org.br/estudoslinguisticos), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando o GEL responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.