A telecolaboração como contexto para a formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i3.2970Palavras-chave:
telecolaboração, formação de professores, tecnologias.Resumo
Tecnologias, globalização e internacionalização revelam perspectivas promissoras no cenário das línguas estrangeiras. O presente trabalho aborda a telecolaboração no ensino superior no contexto das línguas e formação de professores. O teletandem viabiliza parcerias para a realização de sessões bilíngues de conversação. Considerando que, também, oportuniza um espaço profícuo para a expansão dos conteúdos, a autonomia e postura crítico-reflexiva, reconhecemos a relevância de professores pré-serviço integrarem as sessões de teletandem. Sob um olhar qualitativo de cunho interpretativista, apresentamos um recorte de dados de estudantes de Letras para observar o uso e impacto das tecnologias em sua formação e a participação na telecolaboração. Os resultados apontam para o potencial das tecnologias e ações de intercâmbio virtual para incrementar a atuação futura dos professores pré-serviço.
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