Uma análise do curta “Menina bonita do laço de fita”: os efeitos de sentido das múltiplas linguagens do gênero videoanimação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v50i2.2963

Palavras-chave:

Multiletramentos, gênero videoanimação, Gramática do Design Visual, 12 Princípios da Animação.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma possibilidade de análise para a videoanimação Menina bonita do laço de fita (2014), tendo em vista as linguagens verbal, visual e sonora que compõem esse texto multimodal. Para tanto, adotamos como procedimento metodológico um levantamento bibliográfico e webliográfico, que apoia a análise da videoanimação nos pressupostos da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006), dos 12 Princípios da Animação da Disney (THOMAS; JOHNSTON, 1995) e em concepções sobre as vozes, as músicas e os efeitos sonoros (FURNISS, 2014). Dessa forma, chegamos a considerações que demonstram como essa abordagem pode não só contribuir para o ensino de língua portuguesa, mas também tratar de temas atuais, como o combate ao racismo e a valorização da identidade negra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Jaciluz Dias, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Lavras (2017). Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Servidora Técnico-administrativa na Universidade Federal de Lavras.

Marta Cristina da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil

Doutora em Letras/Estudos Linguísticos pela Universidade Federal Fluminense (2004). Professora Doutora Adjunto IV do Programa de Pós-Graduação em Linguística e na graduação em Letras (Língua Inglesa) da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 14 fev. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada. Caderno comunicação e uso de mídias. Brasília: MEC, 2009. (Série Mais Educação). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12328-comunicacaoeusodemidias-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 14 jun. 2020.

BRITO, R. C. L.; PIMENTA, S. M. de O. A Gramática do Design Visual. In: LIMA, C. H. P.; PIMENTA, S. M. de O.; AZEVEDO, A. M. T. de (org.). Incursões Semióticas: Teoria e Prática de Gramática Sistêmico-Funcional, Multimodalidade, Semiótica Social e Análise Crítica do Discurso. Rio de Janeiro: Livre Expressão, 2009. p. 87-117.

DIONÍSIO, A. P. Multimodalidade discursiva na atividade oral e escrita. In: MARCUSCHI, L. A.; DIONÍSIO, A. P. Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

FURNISS, M. General concepts: sound and structural design. In: FURNISS, M. Art in motion: animation aesthetics – revised edition. Londres: John Libbey Publishing, 2014. [Edição do Kindle]

GALVÃO, L.; MOREIRA, M. Preta Pretinha. 1972. Música interpretada pelos Novos Baianos. Disponível em: https://www.letras.mus.br/os-novos-baianos/122200/. Acesso em: 19 set. 2020.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. 5th. London and New York: Routledge, 2006.

LEAL, A. A. A organização textual do gênero cartoon: aspectos linguísticos e condicionamentos não linguísticos. 2011. Tese (Doutorado em Linguística) – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2011. Disponível em: http://run.unl.pt/handle/10362/6646. Acesso em: 2 jan. 2020.

MACHADO, A. M. Menina bonita do laço de fita. São Paulo: Ática, 1986.

MENINA bonita do laço de fita. Direção de Diego Lopes e Claudio Bitencourt. Curitiba: Oger Sepol Produções, 2014. (7min e 21s), son., color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UhR8SXhQv6s. Acesso em: 14 jul. 2020.

RIBEIRO, D. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. [Edição do Kindle]

ROJO, R. Textos multimodais. In: FRADE, I. C. A. da S.; VAL, M. da G. F. da C.; BREGUNCI, M. das G. de C. Glossário Ceale de termos de Alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: CEALE/Faculdade de Educação da UFMG, 2014. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais. Acesso em: 25 jun. 2020.

SATO, L. M. Os 12 princípios da animação: da adesão à sua subversão. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4756. Acesso em: 7 jul. 2020.

THOMAS, F.; JOHNSTON, O. The illusion of life: Disney animation. Glendale: Disney Editions, 1995.

YOUTUBE (org.). O que é uso aceitável? Disponível em: https://www.youtube.com/intl/pt-BR/about/copyright/fair-use/#yt-copyright-resources. Acesso em: 14 jun. 2020.

Publicado

2021-07-23

Como Citar

Dias, J., & Silva, M. C. da. (2021). Uma análise do curta “Menina bonita do laço de fita”: os efeitos de sentido das múltiplas linguagens do gênero videoanimação. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 50(2), 617–636. https://doi.org/10.21165/el.v50i2.2963

Edição

Secção

Artigos