A proposta de produção escrita de gêneros literários nos livros didáticos: a estabilidade diante da dinamicidade da linguagem
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v50i3.2892Palavras-chave:
Produção de Textos, Gêneros do Discurso, Estudos bakhtinianos.Resumo
Considerando a importância das práticas de linguagem em diferentes materialidades linguísticas na escola e as indicações das políticas públicas nacionais para que isso ocorra, este artigo tem como objetivo discutir as propostas de produção escrita de gêneros literários em materiais didáticos. Para tanto, partindo dos documentos oficiais nacionais, que norteiam as práticas de ensino/aprendizagem brasileiras, o artigo apresenta reflexão sobre estudos discursivos acerca do trabalho com gêneros do discurso no campo escolar. Por fim, apresenta uma análise da presença do gênero do discurso conto em um livro que circula na rede particular de ensino, destinado ao 1° ano, em atividades de produção de textos. A perspectiva teórico-metodológica é a dos estudos bakhtinianos do discurso, da qual destacamos os conceitos de enunciado concreto, gêneros do discurso e campo de atividade.
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