The proposal of written productions of literary genres in textbooks: stability in the face of language dynamicity

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v50i3.2892

Keywords:

Produção de Textos, Gêneros do Discurso, Estudos bakhtinianos.

Abstract

Considering the importance of language practices in different linguistic materials at school and the indications of national public policies for this to occur, this article aims to discuss the proposals for literary genres in text production activities from textbooks. To do so, based on official documents, which guide the Brazilian teaching/learning practices, the article presents a reflection on discourse studies related to the work with speech genres in the school context. Finally, it analyzes the presence of the short story genre in text production activities from a high school first-year class used in private schools. The Bakhtinian studies on discourse provide the theoretical-methodological perspective of the article, from which we highlight the concepts of concrete utterance, speech genres, and activity field.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Marina Totina de Almeida Lara, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Araraquara, São Paulo, Brasil

Bacharel e Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), com habilitação português - francês. Mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela mesma universidade, com financiamento do CNPq e, atualmente, também pela mesma instituição e programa, doutoranda, com financiamento FAPESP (Processo 2017/25868-4). A área de pesquisa e interesse é a que abarca os estudos bakhtinianos do discurso, sobretudo quando relacionados ao ensino e aprendizagem de língua portuguesa. Além disso, a pesquisadora faz parte do grupo de estudos SLOVO - Grupo de Estudos do Discurso, cadastrado no CNPq.

References

AUTOR, XXXX.

BAKHTIN, M. M. Gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra; notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016, p.11-70.

BAKHTIN, M. M. Metodologia das ciências humanas. In: BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Prefácio à edição francesa Tzvetan Todorov; introdução e tradução do russo Paulo Bezerra. 6ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011b, p. 393-410.

BAKHTIN, M. M. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

BOURDIEU, P. & PASSERON, J. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 2ªed. Tradução de Reynaldo Bairão. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982.

BRAFF, M. et al. Ensino Médio – Livro de teoria e atividades. Linguagens, códigos, ciências humanas e suas tecnologias. N. 6. Ribeirão Preto: Editora COC, s/d.

BRAIT, B. PCNs, gêneros e ensino de língua: faces discursivas da textualidade. In: ROJO, R. (org.) A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCNs. São Paulo: EDUC; Campinas, SP: Mercado das Letras, 2000, p. 15-25.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental. Língua portuguesa. Brasília, Secretaria de Educação Fundamental, 1997.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Versão final, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 26 jun. 2020

BRASIL. CÂMARA DOS DEPUTADOS. Decreto nº 79.298, de 24 de Fevereiro de 1977. Altera o Decreto nº 68.908, de 13 de julho de 1971, e dá outra providências. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1970-1979/decreto-79298-24-fevereiro-1977-428202-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em 08 abr. 2019.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Parte II. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília, Secretaria de Educação Fundamental, 2000.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Língua portuguesa. Brasília, Secretaria de Educação Fundamental, 1998.

BRITTO, L. P. L . Em terra de surdos-mudos. In: GERALDI, J. W. (Org.) O texto na sala de aula: leitura & produção. 2ªed. Cascavel: ASSOESTE, 1984, p.109-119.

BUNZEN, C. Livro didático de Língua Portuguesa: um gênero do discurso. 168f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada). Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

CAMPOS, M. I. B. Bakhtin e o ensino de língua materna no Brasil: algumas perspectivas. Conexão Letras. Volume 11, nº 16, p. 123 – 137, 2016.

DE LEMOS, C. T. G. Coerção e criatividade na produção do discurso escrito em contexto escolar: algumas reflexões. In SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Subsídios à proposta curricular de língua portuguesa para o 1. e 2. graus. São Paulo: SE/CENP, 1988. 3v.

DE LEMOS, C. T. G. de. Redações no vestibular: algumas estratégias. Cadernos de pesquisa, n. 23, dez., 1977.

FIAD, R. O estilo escolar. In: ABAURRE, M. B. M.; FIAD, R. S.; MAYRINK-SABINSON, M. L. T. (org.). Cenas de aquisição da escrita: o sujeito e o trabalho com o texto. Campinas-SP: Associação de Leitura do Brasil ALB): Mercado das Letras, 1997, p. 191-200.

FIAD, R.; M. L. MAYRINK-SABINSON. A escrita como trabalho. In: MARTINS, M. H. (Org.) Questões de linguagem. São Paulo: Contexto, 1991.

GERALDI, J. W. A aula como acontecimento. In: A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro e João Editores, 2015c, p.81-112.

GERALDI, J. W. Escrita, uso da escrita e avaliação. In: GERALDI, J. W. (org.) O texto na sala de aula: leitura & produção. 2ªed. Cascavel: ASSOESTE, 1984, p.121-125.

GERALDI, J. W. Portos de Passagem. 5ªed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.

JESUS, C. A. de. Reescrita: para além da higienização. 125f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada). Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, 1995.

MEDVIÉDEV, P. N. O método formal os estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Trad. Ekaterina Vólkova Américo; Sheila Camargo Grillo. São Paulo: Contexto, 2012.

MENDONÇA, M. C. O discurso sobre a produção textual de gêneros literários. Letras & Letras, v. 29, n. 2, 2013.

MESERANI, S. O intertexto escolar: sobre leitura, aula e redação. São Paulo: Cortez, 2002.

OSAKABE, H. Provas de argumentação. Cadernos de Pesquisa. Campinas, UNICAMP / IEL, n. 23, 1977

PÉCORA, A. Problemas de redação. São Paulo: Martins Fontes, 1989

PFEIFFER, C. R. C. Que autor é esse? 1995. 153 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, 1995. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/270699>.

POSSENTI, S. Estilo e aquisição da escrita. Estudos Linguísticos XXII - Anais de Seminários do Gel, Ribeirão Preto, v. 1., 1993, p. 202-204.

SOARES, M. O livro didático como fonte para a história da leitura e da formação

do professor-leitor. In: Marildes Marinho (Org.) Ler e navegar: espaços e percursos da leitura. Campinas: Mercado de Letras: ALB, 2001, p. 31-76.

SOARES, M. Português na escola: História de uma disciplina curricular. In: BAGNO, M. (org.) Linguística da norma. São Paulo: Loyola, 2002, p.155-177.

VOLOCHÍNOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.

ZILBERMAN, R. Leitura na escola - entre a democratização e o cânone. Revista Literatura em Debate, v. 11, p. 20-39, 2017.

Published

2021-12-27

How to Cite

Lara, M. T. de A. (2021). The proposal of written productions of literary genres in textbooks: stability in the face of language dynamicity. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 50(3), 1118–1135. https://doi.org/10.21165/el.v50i3.2892

Issue

Section

Artigos