A formação de onomatopeias nos quadrinhos nacionais: questões ortográficas e fonológicas

Autores

  • Natália Cristine Prado Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v46i1.1586

Palavras-chave:

onomatopeia, ortografia, fonologia.

Resumo

O objetivo deste estudo é investigar onomatopeias a partir dos quadrinhos brasileiros, observando a relação entre fonologia e ortografia que se estabelece nesses vocábulos. Para este trabalho, foram observadas 60 histórias em quadrinhos a partir das revistas “Turma da Mônica” (Mônica, Magali, Cascão, Cebolinha, Chico Bento e Turma da Mônica) e coletadas 162 onomatopeias. Após a coleta desses dados, passamos a observar a relação entre ortografia e fonologia. Pudemos observar, neste estudo, que a escrita das onomatopeias passa por um processo de estilização da ortografia – muitas vezes com o intuito de trazer elementos prosódicos para o vocábulo, como, por exemplo, volume e duração. Outro fato interessante é que as onomatopeias podem apresentar, inclusive, sequências que, apesar de permitidas pelo molde silábico da língua portuguesa, acabam restritas a poucos usos.

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Biografia Autor

Natália Cristine Prado, Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, Rondônia

Atualmente é professora efetiva do Departamento de Línguas Vernáculas da Universidade Federal de Rondônia e cursa o Pós-doutorado na área de Linguística e Língua Portuguesa na Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus de Araraquara.

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Publicado

2017-11-21

Como Citar

Prado, N. C. (2017). A formação de onomatopeias nos quadrinhos nacionais: questões ortográficas e fonológicas. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 46(1), 27–40. https://doi.org/10.21165/el.v46i1.1586

Edição

Secção

Fonologia