A formação de onomatopeias nos quadrinhos nacionais: questões ortográficas e fonológicas
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v46i1.1586Palabras clave:
onomatopeia, ortografia, fonologia.Resumen
O objetivo deste estudo é investigar onomatopeias a partir dos quadrinhos brasileiros, observando a relação entre fonologia e ortografia que se estabelece nesses vocábulos. Para este trabalho, foram observadas 60 histórias em quadrinhos a partir das revistas “Turma da Mônica” (Mônica, Magali, Cascão, Cebolinha, Chico Bento e Turma da Mônica) e coletadas 162 onomatopeias. Após a coleta desses dados, passamos a observar a relação entre ortografia e fonologia. Pudemos observar, neste estudo, que a escrita das onomatopeias passa por um processo de estilização da ortografia – muitas vezes com o intuito de trazer elementos prosódicos para o vocábulo, como, por exemplo, volume e duração. Outro fato interessante é que as onomatopeias podem apresentar, inclusive, sequências que, apesar de permitidas pelo molde silábico da língua portuguesa, acabam restritas a poucos usos.
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