Língua e cultura no curso de graduação em Letras: uma reflexão sobre as concepções de alunos, Projeto Político Pedagógico e programas de ensino

Autores

  • Ana Cristina Biondo Salomao UNESP - FCL (Araraquara)

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v45i2.684

Palavras-chave:

educação linguística, graduação em Letras, cultura.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa e quantitativa que visou investigar as concepções de cultura de alunos de graduação em Letras-inglês de uma universidade pública do interior do estado de São Paulo, relacionando-as às concepções de cultura presentes no Projeto Político Pedagógico e nos programas de ensino de língua inglesa do referido curso. Os resultados mostram a necessidade de se problematizar o foco em identidades nacionais por meio de conceitos-chave, como competência intercultural, competência simbólica, essencialismo cultural e alteridade, entre outros, na base de conhecimentos do curso de graduação em Letras. Desse modo, o curso poderá mais bem atender às demandas criadas para a educação de línguas na contemporaneidade, com a expansão da mobilidade e comunicação atuais como transformadoras da realidade local.

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Biografia do Autor

Ana Cristina Biondo Salomao, UNESP - FCL (Araraquara)

Área de Língua Inglesa, Departamento de Letras Modernas, Faculdade de Ciências e Letras - UNESP/Araraquara

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Publicado

29-11-2016

Como Citar

Salomao, A. C. B. (2016). Língua e cultura no curso de graduação em Letras: uma reflexão sobre as concepções de alunos, Projeto Político Pedagógico e programas de ensino. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 45(2), 474–489. https://doi.org/10.21165/el.v45i2.684

Edição

Seção

Ensino de Segunda Língua/Língua Estrangeira