Língua e cultura no curso de graduação em Letras: uma reflexão sobre as concepções de alunos, Projeto Político Pedagógico e programas de ensino
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v45i2.684Parole chiave:
educação linguística, graduação em Letras, cultura.Abstract
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa e quantitativa que visou investigar as concepções de cultura de alunos de graduação em Letras-inglês de uma universidade pública do interior do estado de São Paulo, relacionando-as às concepções de cultura presentes no Projeto Político Pedagógico e nos programas de ensino de língua inglesa do referido curso. Os resultados mostram a necessidade de se problematizar o foco em identidades nacionais por meio de conceitos-chave, como competência intercultural, competência simbólica, essencialismo cultural e alteridade, entre outros, na base de conhecimentos do curso de graduação em Letras. Desse modo, o curso poderá mais bem atender às demandas criadas para a educação de línguas na contemporaneidade, com a expansão da mobilidade e comunicação atuais como transformadoras da realidade local.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AGAR, M. Language shock: Understanding the culture of conversation. New York: William Morrow and Company, 1994. 284 p.
BAUMAN, Z. A cultura no mundo líquido moderno. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2013. 111 p.
BYRAM, M; MORGAN, C. Teaching and learning language and culture. U.K.: Multilingual Matters, 1994. 232 p.
BYRAM, M. Conceptualizing intercultural (communicative competence and intercultural citizenship). In: JACKSON, J. The Routledge Handbook of Language and Intercultural Communication. New York: Routledge, 2014. p. 85-97.
CELCE-MURCIA, M.; DÖRNYEI, Z.; THURRELL, S. A pedagogical framework for communicative competence: a pedagogically motivated model with content specifications. Issues in Applied Linguistics, Los Angeles, v. 6, n. 2, p. 5-35, 1995.
CUCHE. D. A noção de cultura nas ciências sociais. 2. ed. Bauru: EDUSC, 2002. 255 p.
DERVIN, F.; LIDDICOAT, A. J. (Eds.). Linguistics for Intercultural Education. Amsterdam: John Benjamin Books, 2013. 201 p.
DORNYEI, Z. Research Methods in Applied Linguistics. Oxford: Oxford University Press, 2007. 336 p.
GUILHERME, M. Critical language and intercultural communication pedagogy. In: JACKSON, J. The Routledge Handbook of Language and Intercultural Communication. NewYork: Routledge, 2014. p. 357-371.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. 97 p.
KRAMSCH, C. Context and Culture in Language Teaching. Oxford: Oxford University Press, 1993. 304 p.
KRAMSCH, C. Language and culture. Oxford: Oxford University Press, 1998. 134 p.
KRAMSCH, C. Culture in language teaching. In: BROWN, K. (Ed.). Encyclopedia of Language and Linguistics. Vol. 3. 2nd edition. Oxford: Elsevier Science, 2006. p. 322-329.
KRAMSCH, C. Cultural perspectives on language learning and teaching. In: KNAPP, K.; SEIDLHOFER, B. (Eds.). Handbook of foreign language communication and learning. Berlin: Mouton de Gruyter, 2009. p. 219-245.
KNAPP, K.; SEIDLHOFER, B. The symbolic dimensions of the intercultural. Language Teaching, Cambridge University Press, v. 44, p. 354-367, July 2011a.
KNAPP, K.; SEIDLHOFER, B. Language and culture. In: SIMPSON, J. (Ed.). The Routledge Handbook of Applied Linguistics. New York: Routledge: 2011b. p. 305-317.
KUMARAVADIVELU, B. Cultural Globalization and Language Education. USA: Yale University Press, 2008. 272 p.
MORAN, P. R. Teaching culture: perspectives in practice. Canada: Heinle & Heinle, 2001. 175 p.
RICHARDS, J. C.; RODGERS, T. S. Approaches and Methods in Language Teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.
RISAGER, K. Language and Culture: Global Flows and Local Complexity. Clevedon: Multilingual Matters, 2006. 212 p.
RISAGER, K. Language and Culture Pedagogy: from a national to a transnational paradigm. Clevedon: Multilingual Matters, 2007. 270 p.
SALOMÃO, A. C. B. Vizinhança global ou proximidade imposta? Impactos da comunicação intercultural mediada por computador sobre o papel da cultura no ensino de língua inglesa. D.E.L.T.A., São Paulo, v. 27, n. 2, p. 235-256, 2011.
SALOMÃO, A. C. B. A cultura e o ensino de língua estrangeira: perspectivas para a formação continuada no projeto Teletandem Brasil. 2012. 270 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto.
SALOMÃO, A. C. B. O componente cultural no ensino e aprendizagem de línguas: desenvolvimento histórico e perspectivas na contemporaneidade. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 54, n. 2, p. 361-392, 2015.
THORNE, S. L. Pedagogical and Praxiological Lessons from Internet-mediated Intercultural Foreign Language Education Research. In: BELZ, J. A.; THORNE, S. L. (Eds.). AAUSC 2005: Internet-mediated Intercultural Foreign Language Education. Boston: Thomson Heinle, 2006. p. 2-32.