Prática pedagógica de multiletramentos em contexto de escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2197

Palavras-chave:

prática pedagógica, multiletramentos, escola pública

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir uma prática pedagógica com os multiletramentos realizada com alunos do oitavo ano em contexto de escola pública paranaense, decorrente de pesquisa-ação, de natureza qualitativa, desenvolvida no ano de 2013. Subsidia-se na concepção dialógica de linguagem do Círculo de Bakhtin, na abordagem sociocultural de letramento (STREET, 2003, 2014), e na teoria dos Multiletramentos (NEW LONDON GROUP, 1996; ROJO, 2012, 2013). Como resultados, a prática pedagógica apresenta uma proposta que priorizou a reflexão sobre os usos e significados que os estudantes atribuem às redes sociais, bem como atividades de leitura a respeito de uma fanpage cujas perguntas focalizaram a construção de sentidos por meio da análise das condições de produção do enunciado, favorecendo a construção de atitudes responsivas.

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Biografia do Autor

Bruno Ciavolella, Secretaria do Estado da Educação do Paraná

Bruno Ciavolella é graduado em Letras (Universidade Estadual de Maringá), tem Mestrado em Letras (Universidade Estadual de Maringá). É professor da Secretário do Estado da Educação do Paraná. Tem experiência na área de Linguística Aplicada com pesquisa nos seguintes temas: leitura, letramento e multiletramentos.

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Publicado

30-04-2019

Como Citar

Ciavolella, B. (2019). Prática pedagógica de multiletramentos em contexto de escola pública. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 48(1), 76–94. https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2197

Edição

Seção

Artigos