v. 48 n. 1 (2019)

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Publicado: 30-04-2019

Edição completa

  • Expediente

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2444
    Comissão Editorial
    1-8
  • Apresentação

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2445
    Claudia Zavaglia
    9-10

Artigos

  • Ideias sobre a questão do financiamento de pesquisa em Letras

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2419
    Fabio Akcelrud Durão
    11-22
  • Uma tradução em andamento das cartas da missão jesuítica no Japão

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2265
    Alessandro Jocelito Beccari
    23-39
  • Segmentação de palavras e convenções ortográficas: um olhar para a aquisição da escrita ao longo dos séculos

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2354
    Adelaide Camilo
    40-57
  • Debate sobre a noção de planos da linguagem na semiótica discursiva contemporânea

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2190
    Carolina Mazzaron de Castro
    58-75
  • Prática pedagógica de multiletramentos em contexto de escola pública

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2197
    Bruno Ciavolella
    76-94
  • As relações interconceitos da terminologia do domínio das certidões de casamento brasileiras: proposta de sistema conceitual

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2139
    Beatriz Curti-Contessoto
    95-117
  • O inglês necessário aos pilotos da “Esquadrilha da Fumaça”: quão específica pode ser a Língua para Fins Específicos?

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2131
    Ana Lígia Barbosa de Carvalho e Silva
    118-139
  • Uma análise sintático-semântica para os verbos de limpeza do português brasileiro

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2186
    Kely Stefani de Oliveira
    140-163
  • Análise da lexicalização e das funções das unidades terminológicas da área de Currículo Escolar em Educação Profissional Técnica de Nível Médio organizado por competências

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2146
    Fernanda Mello Demai
    164-182
  • Formas de nomear ruas de Campo Grande: o que revela a toponímia do bairro Novos Estados.

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2339
    Janaina Domingues Verão das Neves
    183-199
  • Uma análise acústica da palavra “este” do espanhol em função metadiscursiva

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2369
    Telma Aparecida Félix da Matta Ccori
    200-222
  • Memória discursiva e sátira política: a paródia da (auto)designação “cidadão de bem” pelo The Piauí Herald

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2304
    Filipo Figueira
    223-241
  • Implementação do Programa Idiomas sem Fronteiras na UNESP

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2289
    Sandra Mari Kaneko-Marques, Daniela Nogueira de Moraes Garcia
    242-261
  • A coocorrência de elementos modais em obras de autoajuda dirigidas a mulheres

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2280
    Sandra Denise Gasparini Bastos, Anna Flora Brunelli
    262-275
  • Projeto ALIP (Amostra Linguística do Interior Paulista) e banco de dados Iboruna: 10 anos de contribuição com a descrição do português brasileiro

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2430
    Sebastião Carlos Leite Gonçalves
    276-297
  • Contribuições do Subprojeto "Gêneros jornalísticos impressos: historicidade, constituição e mudança em uma perspectiva crítico-discursiva" para a História do Português Paulista

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2234
    Fábio Fernando Lima
    298-318
  • Engenharia Biomédica e Bioengenharia: termos similares?

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2244
    Márcia de Souza Luz Freitas
    319-337
  • Fake news: uma investigação discursiva

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2324
    Gabriel Reis Moraes Machiaveli
    338-355
  • Processo de aquisição do latim como contrapartida para a aprendizagem de línguas estrangeiras

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2370
    Marly de Bari Matos
    356-369
  • A construção [[supondo_que]CON

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2372
    Taisa Peres de Oliveira
    370-383
  • Linguística, música e cognição humana: da representação estática à interação dinâmica

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2388
    Verônica Penteado Siqueira
    384-403
  • A expressão do pronome pessoal sujeito no espanhol falado no Caribe colombiano

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2148
    Alder Luis Pérez Córdoba, Roberto Gomes Camacho
    404-424
  • As microconstruções auxiliares aspectuais com “deixar” no Português do Brasil sob perspectiva construcional

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2305
    José Roberto Prezotto Júnior
    425-444
  • A gramática de restrições do acento verbal no português brasileiro

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2268
    Fernanda Alvarenga Rezende
    445-464
  • Sintaxe do português em perspectiva construcional: propriedades e desafios

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2179
    Mariangela Rios de Oliveira
    465-483
  • Complexidade enunciativa em Memórias da Emília

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2206
    Aline Suelen Santos
    484-497
  • Entre “picadas” e “trilhas” nas regiões Norte e Sul do Brasil: o que revelam os dados do Projeto Atlas Linguístico do Brasil

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2365
    Mércia Cristina dos Santos
    498-522
  • O léxico tabu em romances policiais: fatores pragmáticos na tradução do espanhol para o português

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2358
    Flávia Seregati
    523-539
  • O nível de proficiência como fator mediador no processo de efeito retroativo do EPLIS

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2151
    Paula Ribeiro e Souza
    540-560
  • As tarefas de compreensão oral para produção escrita no Celpe-Bras: construto e operacionalização

    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2141
    Monica Panigassi Vicentini
    561-580