Complexidade enunciativa em Memórias da Emília
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2206Palavras-chave:
da escrita, complexidade enunciativa, relação fala/ escritaResumo
No presente trabalho, investigamos com quais papéis enunciativos a relação eu/outro se mostrou representada na complexidade enunciativa de um exemplar de escrita produzida para crianças: Memórias da Emília (1939/1969), de Monteiro Lobato. Os resultados mostraram jogos enunciativos organizados por um (L), o narrador, que simula relações dialógicas construídas como enunciadas por interlocutores que desempenham, simultaneamente, múltiplos e entrecruzados papéis nessas relações, a saber: os de falante, de ouvinte, de escrevente e de leitor. Esses entrecruzamentos, ao indiciarem uma não dicotomização dos interlocutores em papéis estanques, acabaram por mostrar uma constituição heterogênea da própria escrita, já que tal multiplicidade de papéis evocou diferentes trânsitos e formas de relação entre o falado e o escrito na própria escrita.Downloads
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