Vol. 48 No. 1 (2019)

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Publié-e: 2019-04-30
  • Expediente

    Comissão Editorial
    1-8
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2444
  • Apresentação

    Claudia Zavaglia
    9-10
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2445

Artigos

  • Ideias sobre a questão do financiamento de pesquisa em Letras

    Fabio Akcelrud Durão
    11-22
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2419
  • Uma tradução em andamento das cartas da missão jesuítica no Japão

    Alessandro Jocelito Beccari
    23-39
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2265
  • Segmentação de palavras e convenções ortográficas: um olhar para a aquisição da escrita ao longo dos séculos

    Adelaide Camilo
    40-57
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2354
  • Debate sobre a noção de planos da linguagem na semiótica discursiva contemporânea

    Carolina Mazzaron de Castro
    58-75
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2190
  • Prática pedagógica de multiletramentos em contexto de escola pública

    Bruno Ciavolella
    76-94
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2197
  • As relações interconceitos da terminologia do domínio das certidões de casamento brasileiras: proposta de sistema conceitual

    Beatriz Curti-Contessoto
    95-117
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2139
  • O inglês necessário aos pilotos da “Esquadrilha da Fumaça”: quão específica pode ser a Língua para Fins Específicos?

    Ana Lígia Barbosa de Carvalho e Silva
    118-139
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2131
  • Uma análise sintático-semântica para os verbos de limpeza do português brasileiro

    Kely Stefani de Oliveira
    140-163
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2186
  • Analyse de la lexicalisation et des fonctions des unités terminologiques dans le domaine du Curriculum Scolaire en Éducation Professionnelle Technique de Niveau Moyen organisé par compétences

    Fernanda Mello Demai
    164-182
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2146
  • Formas de nomear ruas de Campo Grande: o que revela a toponímia do bairro Novos Estados.

    Janaina Domingues Verão das Neves
    183-199
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2339
  • Uma análise acústica da palavra “este” do espanhol em função metadiscursiva

    Telma Aparecida Félix da Matta Ccori
    200-222
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2369
  • Memória discursiva e sátira política: a paródia da (auto)designação “cidadão de bem” pelo The Piauí Herald

    Filipo Figueira
    223-241
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2304
  • Implementação do Programa Idiomas sem Fronteiras na UNESP

    Sandra Mari Kaneko-Marques, Daniela Nogueira de Moraes Garcia
    242-261
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2289
  • A coocorrência de elementos modais em obras de autoajuda dirigidas a mulheres

    Sandra Denise Gasparini Bastos, Anna Flora Brunelli
    262-275
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2280
  • Projeto ALIP (Amostra Linguística do Interior Paulista) e banco de dados Iboruna: 10 anos de contribuição com a descrição do português brasileiro

    Sebastião Carlos Leite Gonçalves
    276-297
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2430
  • Contribuições do Subprojeto "Gêneros jornalísticos impressos: historicidade, constituição e mudança em uma perspectiva crítico-discursiva" para a História do Português Paulista

    Fábio Fernando Lima
    298-318
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2234
  • Engenharia Biomédica e Bioengenharia: termos similares?

    Márcia de Souza Luz Freitas
    319-337
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2244
  • Fake news: uma investigação discursiva

    Gabriel Reis Moraes Machiaveli
    338-355
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2324
  • Processo de aquisição do latim como contrapartida para a aprendizagem de línguas estrangeiras

    Marly de Bari Matos
    356-369
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2370
  • A construção [[supondo_que]CON

    Taisa Peres de Oliveira
    370-383
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2372
  • Linguística, música e cognição humana: da representação estática à interação dinâmica

    Verônica Penteado Siqueira
    384-403
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2388
  • A expressão do pronome pessoal sujeito no espanhol falado no Caribe colombiano

    Alder Luis Pérez Córdoba, Roberto Gomes Camacho
    404-424
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2148
  • As microconstruções auxiliares aspectuais com “deixar” no Português do Brasil sob perspectiva construcional

    José Roberto Prezotto Júnior
    425-444
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2305
  • A gramática de restrições do acento verbal no português brasileiro

    Fernanda Alvarenga Rezende
    445-464
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2268
  • Sintaxe do português em perspectiva construcional: propriedades e desafios

    Mariangela Rios de Oliveira
    465-483
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2179
  • Complexidade enunciativa em Memórias da Emília

    Aline Suelen Santos
    484-497
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2206
  • Entre “picadas” e “trilhas” nas regiões Norte e Sul do Brasil: o que revelam os dados do Projeto Atlas Linguístico do Brasil

    Mércia Cristina dos Santos
    498-522
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2365
  • O léxico tabu em romances policiais: fatores pragmáticos na tradução do espanhol para o português

    Flávia Seregati
    523-539
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2358
  • O nível de proficiência como fator mediador no processo de efeito retroativo do EPLIS

    Paula Ribeiro e Souza
    540-560
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2151
  • As tarefas de compreensão oral para produção escrita no Celpe-Bras: construto e operacionalização

    Monica Panigassi Vicentini
    561-580
    DOI: https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2141