Os usos do presente do indicativo: reflexões teóricas e proposta didática para um estudo contemporâneo da linguagem

Autori

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2899

Parole chiave:

presente do indicativo, análise linguística, proposta didática.

Abstract

O presente artigo traz uma reflexão teórica sobre os usos do presente do indicativo, levando em consideração o que os documentos oficiais norteadores do ensino apontam como práticas desejáveis para o ensino de gramática, na educação básica. Analisamos algumas abordagens desse tempo verbal em materiais didáticos e apresentamos uma proposta didática voltada ao estudo do presente do indicativo no ensino fundamental. A proposta didática apresentada pretende contribuir com o estudo do verbo, à medida que aproxima esse estudo das práticas linguísticas correntes. Os resultados apontam que, mesmo os documentos oficiais e os estudos acadêmicos indicando a necessidade de uma aprendizagem linguística mais próxima da realidade, com práticas que superem a descontextualização e a mera descrição da norma, essa abordagem ainda prevalece em muitos materiais e práticas pedagógicas.

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Pubblicato

2021-04-29

Come citare

Almeida, R. D. de. (2021). Os usos do presente do indicativo: reflexões teóricas e proposta didática para um estudo contemporâneo da linguagem. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 50(1), 10–23. https://doi.org/10.21165/el.v50i1.2899

Fascicolo

Sezione

Artigos