Abordagem, método e técnica: diálogos e duelos
DOI :
https://doi.org/10.21165/el.v45i2.660Mots-clés :
abordagem, método, técnica, ensino-aprendizagem de inglês.Résumé
O presente trabalho apresenta, como eixo central, a análise da concepção de método de cinco professores-coordenadores de cursos de inglês, em cinco institutos privados de idiomas de uma cidade do interior paulista. Com base na teoria sobre método já estabelecida por Anthony (1963), este estudo analisa a concepção de método desses participantes da pesquisa, uma vez que, no contexto dos institutos de idiomas, esses profissionais representam a ideologia da instituição na qual trabalham e, por isso, são responsáveis pela realização de cursos de formação para todos os professores a fim de preparar esses profissionais para ministrar as aulas com base no método utilizado pelo instituto. Além disso, é possível investigar até que ponto os termos abordagem, método e técnica são usados como sinônimos ou com um sentido diferente do estabelecido por Anthony (1963).
Téléchargements
Références
ALMEIDA FILHO, J. C. P. de. A importância do artigo de Edward M. Anthony (1963) e da sua tradução hoje. Revista HELB, Rio de Janeiro, v.5, n.5, jan. 2011. Disponível em: ˂http://www.helb.org.br˃. Acesso em: 20 jun. 2014.
ALMEIDA FILHO, J. C. P. de. Dimensões Comunicativas no Ensino de Línguas. 7. ed. Campinas: Pontes, 2013. 113 p.
ANTHONY, E. M. Approach, Method and Technique. English language teaching, London, v.17, n.2, p. 63-67, fev. 1963.
BORGES, E. F. do V. Metodologia, Abordagem e pedagogia de ensino de línguas. Linguagem & Ensino, Pelotas, v.13, n.2, p. 397-414, dez. 2010.
CELCE-MURCIA, M. Grammar Pedagogy in Second and Foreign Language Teaching. Tesol Quarterly, Los Angeles, v.25, n.3, p. 459-480, set. 1991.
HOLMES, J. What’s my methodology? The ESPecialist, São Paulo, v.21, n.2, p. 127-146, mar. 2000.
LEFFA, V. J. O ensino de línguas estrangeiras no contexto nacional. Contexturas, São Paulo, n.4, p. 13-24, mar. 1999.
NEUBAUER, A. et al. Um olhar sobre a trajetória da Educação: dos paradigmas conservadores ao paradigma emergente. Athena: Revista Científica de Educação, Curitiba, v.8, n.8, p. 55-71, jun. 2007.
NUNAN, D. Language Teaching Methodology: a textbook for teachers. Phoenix: ELT, 1995. 264 p.
RICHARDS, J. C. et al. Approaches and methods in language teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 2001. 270 p.
STAKE R. E. Case Studies. In: DENZIN, N. K. et al. (orgs.). Strategies of qualitative inquiry. Londres: SAGE Publications, 1998. p. 86-109.