Vírgulas em esquema duplo, estruturas adverbiais e argumentação: um olhar para textos de EF II
DOI :
https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3262Résumé
Esse trabalho investiga a relação entre uso convencional de vírgulas em esquema duplo (ou vírgulas duplas) e estruturas adverbiais (advérbios e locuções adverbiais) em textos argumentativos produzidos por alunos do último ano do Ensino Fundamental II. Os textos foram selecionados do Banco de Dados de Escrita do Ensino Fundamental II e os dados correspondem à presença convencional de vírgulas, como em: “Mas o Brasil, na minha opinião, não faz por merecer ter a Amazônia”. A hipótese é que estruturas adverbiais, quando deslocadas sintaticamente e, portanto, delimitadas por vírgulas, sejam estratégias de modalização e argumentação mobilizadas na produção de textos argumentativos, privilegiadamente. Os resultados confirmam a hipótese e demonstram que os usos e os não usos de vírgula configuram-se como estratégias de organização e hierarquização dos enunciados escritos, estando a serviço da resposta ao gênero argumentativo solicitado.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
A aprovação dos artigos para publicação implica na cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) o Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (www.gel.org.br/estudoslinguisticos), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando o GEL responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.