Vírgulas em esquema duplo, estruturas adverbiais e argumentação: um olhar para textos de EF II
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v51i3.3262Abstract
Esse trabalho investiga a relação entre uso convencional de vírgulas em esquema duplo (ou vírgulas duplas) e estruturas adverbiais (advérbios e locuções adverbiais) em textos argumentativos produzidos por alunos do último ano do Ensino Fundamental II. Os textos foram selecionados do Banco de Dados de Escrita do Ensino Fundamental II e os dados correspondem à presença convencional de vírgulas, como em: “Mas o Brasil, na minha opinião, não faz por merecer ter a Amazônia”. A hipótese é que estruturas adverbiais, quando deslocadas sintaticamente e, portanto, delimitadas por vírgulas, sejam estratégias de modalização e argumentação mobilizadas na produção de textos argumentativos, privilegiadamente. Os resultados confirmam a hipótese e demonstram que os usos e os não usos de vírgula configuram-se como estratégias de organização e hierarquização dos enunciados escritos, estando a serviço da resposta ao gênero argumentativo solicitado.
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