O alinhamento entre os níveis da Gramática Discursivo-Funcional em orações introduzidas por pero no espanhol

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21165/el.v50i3.2977

Mots-clés :

pero, coordenação adversativa, Gramática Discursivo-Funcional, espanhol, alinhamento.

Résumé

A proposta deste trabalho é averiguar o alinhamento entre os níveis das orações introduzidas por pero em dados do espanhol peninsular falado, sob a perspectiva da Gramática Discursivo-Funcional de Hengeveld e Mackenzie (2008). O juntor pero é concebido na literatura da língua espanhola como conjunção coordenativa adversativa, equivalente a mas do português, ou a but do inglês. Para Hengeveld e Mackenzie (2009), o chamado alinhamento se refere ao mapeamento entre os Níveis Interpessoal, Representacional e Morfossintático da gramática. Os resultados mostram que contextos oracionais introduzidos por pero tendem a se estabelecer nas camadas mais altas do Nível Interpessoal. No Nível Morfossintático, observamos Orações que caracterizam o processo da coordenação. O universo de investigação é embasado no córpus PRESEEA (Proyecto para el Estudio Sociolinguístico del Español de España y de América).

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Bibliographies de l'auteur-e

Talita Storti Garcia, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil

É graduada em Licenciatura em Letras com habilitação em Espanhol (2003), Mestre em Estudos Linguísticos (2006) e Doutora em Estudos Linguísticos (2010) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Realizou estágio de Doutorado Sanduíche na Universidad Complutense de Madrid, Espanha, no período de fevereiro a julho de 2009. Atua como professora Assistente Doutora do Departamento de Letras Modernas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/IBILCE). É pesquisadora na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, com interesse na Descrição Funcional de Língua Falada e Escrita (português e espanhol).

Carolina da Costa Pedro, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil

Carolina da Costa Pedro é graduada em Letras com habilitação em Espanhol e mestre em Estudos Linguísticos (2020) pela UNESP de São José do Rio Preto. É professora de língua espanhola no ensino fundamental e médio. Dedica-se à descrição do espanhol sob perspectiva funcionalista.

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Publié-e

2021-12-27

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Garcia, T. S., & Pedro, C. da C. (2021). O alinhamento entre os níveis da Gramática Discursivo-Funcional em orações introduzidas por pero no espanhol. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 50(3), 1083–1098. https://doi.org/10.21165/el.v50i3.2977

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Artigos