Operações enunciativas e predicativas: análise de marcas linguísticas na produção textual por alunos do Ensino Fundamental II

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21165/el.v50i3.2884

Mots-clés :

Enunciação, Operações enunciativas e predicativas, Análise linguística da moral, Produção textual.

Résumé

Este artigo objetiva analisar a construção da moral da fábula Hortifrutigranjeira, realizada por alunos do 6º ano do ensino fundamental II sob um olhar estritamente enunciativo na perspectiva dos fundamentos teóricos, defendido pela Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas (TOPE) proposta pelo linguista Antoine Culioli (1990, 1999). Entre os vários conceitos aqui abordados, centramos a análise no que se refere à modalização. Na análise das marcas linguísticas identificadas nos textos, buscamos verificar: a) os processos operatórios linguísticos envolvidos na elaboração da moral; b) se o aluno foi capaz de discretizar a narrativa do texto de apoio; c) quais mecanismos enunciativos o aluno envolveu na construção da moral. Consideramos como fundamental a articulação da língua e da linguagem como parâmetro para o ensino de Língua Portuguesa e para o desenvolvimento linguístico-cognitivo do educando.

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Bibliographies de l'auteur-e

Leonildes Pessoa Facundes, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Maranhão, São Luís, Brasil

Professora efetiva do Departamento de Letras Português do CESTI - UEMA - Universidade Estadual do Maranhão, doutoranda em Linguística na UFSCar- Universidade Federal de São Carlos- linha de pesquisa- ensino e aprendizagem.

Marlene Aparecida Viscardi Mantovani, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil

Professora aposentada da rede pública e privada da cidade de São Carlos. Doutora em Linguística e Pós-doutorado em Linguística na UfScar.

Références

REFERÊNCIAS

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Publié-e

2021-12-27

Comment citer

Facundes, L. P., & Mantovani, M. A. V. (2021). Operações enunciativas e predicativas: análise de marcas linguísticas na produção textual por alunos do Ensino Fundamental II. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 50(3), 1032–1046. https://doi.org/10.21165/el.v50i3.2884

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