Argumentação, humor e incongruência na linguagem da criança

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DOI :

https://doi.org/10.21165/el.v48i2.2360

Mots-clés :

argumentação, humor, incongruência, criança, linguagem na infância

Résumé

Este artigo tem por objetivo discutir a questão da incongruência nos discursos humorístico e argumentativo, tratando da definição de cada um desses termos e, além disso, de sua emergência na fala das crianças. Para tanto, trazemos, para embasar as discussões, alguns dados produzidos por duas crianças brasileiras monolíngues – português, G. e S., gravadas em situação de interação com os pais e nos contextos cotidianos, como o jantar, durante suas brincadeiras, entre outros. Trata-se de investigar de que modo a argumentação e o humor estão relacionados na fala dessas crianças, interligadas muitas vezes pela incongruência, fenômenos ainda pouco estudados nas pesquisas sobre a aquisição de linguagem, especialmente sobre as intersecções desses elementos na fala de crianças pequenas. Nossas primeiras observações demonstram que as crianças utilizam precocemente estratégias linguísticas, tanto para defender seu ponto de vista quanto para escapar da repreensão de seus pais e, muitas vezes, elas as fazem utilizando o humor.

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Alessandra Jacqueline Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, Instituto de Letras. Trabalha com Aquisição da Linguagem, Ensino/Aprendizagem e Fonologia.

Alessandra Del Ré, UNESP - Universidade Estadual Paulista, campus Araraquara.

Professora do Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, campus Araraquara. Professora efetiva do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa (UNESP/FCLAr)

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Publié-e

2019-07-16

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Vieira, A. J., & Del Ré, A. (2019). Argumentação, humor e incongruência na linguagem da criança. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 48(2), 1133–1149. https://doi.org/10.21165/el.v48i2.2360

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