Práticas de escrita: diálogos entre ciências da linguagem e ensino/aprendizagem de língua

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21165/el.v47i3.2048

Mots-clés :

estudos bakhtinianos do discurso, gêneros do discurso, sujeito, práticas de escrita na escola

Résumé

Este artigo apresenta, inicialmente, o conceito de gêneros do discurso na obra de autores do Círculo de Bakhtin, em relação às noções de diálogo, esfera de atividade e sujeito, destacando seu caráter de heterogeneidade. A seguir, discute a atualização desse conceito na escola, especialmente em práticas de escrita, e defende a necessidade de se buscar a presença do sujeito no texto quando da abordagem dos gêneros do discurso na produção de textos na escola.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ABAURRE, M. B. M.; FIAD, R. S.; MAYRINK-SABINSON, M. L. T. Cenas de Aquisição da Escrita: o sujeito e o trabalho com o texto. Campinas: Mercado de Letras/ALB, 1997.

ANDRADE, F. S. de. O comentário no site www.papodehomem.com.br: reflexão sobre prática de escrita e leitura, gênero discursivo e contínuo dialógico. 2016. 144 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, 2016.

ANDRADE, F. S. de. Análise discursiva de comentários em sites sertanejos: identidade, oralidade e letramento. 2013. 51 f. Monografia (Graduação em Letras) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, 2013.

BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 3. ed. Tradução de Maria Ermantina G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BAKHTIN/VOLOSHINOV. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara F. Vieira. 4. ed. São Paulo: Hucitec, 1988.

BIAJOTI, M. T. S. Cartas do leitor em Nova Escola e Veja: uma análise dialógica. 2012. 51 f. Monografia (Graduação em Letras) – Faculdade de Ciências e Letras. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, 2012.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Tradução de Reynaldo Bairão. 2. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982.

BRAIT, B. PCNs, gêneros e ensino de língua: faces discursivas da textualidade. In: ROJO, R. (Org.). A Prática de Linguagem em Sala de Aula – Praticando os PCNs. Campinas: Mercado de Letras, 2000.

BRANDIST, C. The Bakhtin Circle: philosophy, culture and politics. London: Pluto Press, 2002.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Língua portuguesa. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1998.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental. Língua portuguesa. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1997.

BRITTO, L. P. L. Em terra de surdos-mudos. In: GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula: leitura & produção. 2. ed. Cascavel: Assoeste, 1984.

CAMPOS, E. S. Gêneros do discurso em sala de aula: os casos do diário pessoal e da receita culinária. 2010. 94 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade de Franca, Franca, 2010.

DE LEMOS, C. T. G. de. Coerção e criatividade na produção do discurso escrito em contexto escolar: algumas reflexões. In: SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Subsídios à proposta curricular de língua portuguesa para o 1. e 2. graus. São Paulo: SE/CENP, 1988. 3 v.

DE LEMOS, C. T. G. de. Redações no vestibular: algumas estratégias. Cadernos de pesquisa, n. 23, dez. 1977.

DUCROT, O. O dizer e o dito. Tradução de Eduardo Guimarães. Campinas: Pontes, 1987.

FIAD, R.; MAYRINK-SABINSON, M. L. A escrita como trabalho. In: MARTINS, M. H. (Org.). Questões de linguagem. São Paulo: Contexto, 1991.

GERALDI, J. W. (Org.). A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

GERALDI, J. W. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

GERALDI, J. W. O texto na sala de aula: leitura & produção. 2. ed. Cascavel: Assoeste, 1984.

GERALDI, J. W. Introdução – O mundo não nos é dado, mas construído. In: VOLOCHÍNOV, V. N. A construção da enunciação e outros ensaios. Organização, tradução e notas de J. W. Geraldi. Supervisão da tradução de V. Miotello. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.

GRILLO, S. Ensaio Introdutório. In: VOLOCHÍNOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina V. Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.

MARCHEZAN, R. C. Enunciado no enunciado, enunciado sobre o enunciado: o Círculo de Bakhtin por C. Brandist. CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada, v. 14, n.1, p. 57-82, 2016.

MENDONÇA, M. C. O discurso sobre autoria na esfera didático-pedagógica: algumas considerações. Revista da Abralin, v. 15, p. 265-284, 2016.

MENDONÇA, M. C. Práticas de escrita e subjetividade. Letras & Letras (Online), v. 31, p. 43-55, 2015.

MENDONÇA, M. C. O discurso sobre a produção textual de gêneros literários. Letras & Letras (Online), v. 29, p. 1-15, 2013.

ORLANDI, E. P. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez; Campinas: Ed. da Unicamp, 1988.

PÉCORA, A. B. Problemas de redação. São Paulo: Martins Fontes, 1983.

PÉCORA, A. B. Estudo do período: uma proposta pragmática. Cadernos de Pesquisa. Campinas, UNICAMP/IEL, n. 23, 1977.

POSSENTI, S. Indícios de autoria. Perspectiva, Florianópolis, v. 20, n. 1, p. 105-124, jan./jun. 2002.

VAL, M. G. C. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

VOLOCHÍNOV, V. N. A palavra na vida e a palavra na poesia: introdução ao problema da poética sociológica. In: VOLOCHÍNOV, V. N. A construção da enunciação e outros ensaios. Organização, tradução e notas de J. W. Geraldi. Supervisão da tradução de V. Miotello. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.

Téléchargements

Publié-e

2018-10-17

Comment citer

Mendonça, M. C. (2018). Práticas de escrita: diálogos entre ciências da linguagem e ensino/aprendizagem de língua. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 47(3), 758–768. https://doi.org/10.21165/el.v47i3.2048

Numéro

Rubrique

Análise do Discurso