Gêneros textuais em foco: instrumentos para o desenvolvimento de alunos e professores

Auteurs-es

  • Eliane Gouvêa Lousada
  • Siderlene Muniz-Oliveira
  • Ermelinda Barricelli

Mots-clés :

gênero textual, sequência didática, interacionismo sociodiscursivo.

Résumé

Este artigo tem o objetivo de apresentar e discutir a questão dos gêneros textuais como instrumento para o desenvolvimento dos alunos e dos professores. Visando a alcançar nosso objetivo, apresentamos nossa experiência em um curso de extensão universitária sobre elaboração de sequências didáticas baseadas em gêneros textuais. A abordagem teórica que embasa este estudo é a Ergonomia da Atividade e Clínica da Atividade, que realizam pesquisas sobre diversas situações de trabalho, e o Interacionismo Sociodiscursivo, que propõe um modelo de análise de textos
visando ao trabalho com gêneros textuais. Como resultado desta pesquisa, apresentamos alguns exemplos de sequências didáticas produzidas pelos participantes do curso.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2016-04-04

Comment citer

Lousada, E. G., Muniz-Oliveira, S., & Barricelli, E. (2016). Gêneros textuais em foco: instrumentos para o desenvolvimento de alunos e professores. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 40(2), 627–640. Consulté à l’adresse https://revistadogel.emnuvens.com.br/estudos-linguisticos/article/view/1323

Numéro

Rubrique

Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas