Gêneros textuais em foco: instrumentos para o desenvolvimento de alunos e professores

Autor/innen

  • Eliane Gouvêa Lousada
  • Siderlene Muniz-Oliveira
  • Ermelinda Barricelli

Schlagworte:

gênero textual, sequência didática, interacionismo sociodiscursivo.

Abstract

Este artigo tem o objetivo de apresentar e discutir a questão dos gêneros textuais como instrumento para o desenvolvimento dos alunos e dos professores. Visando a alcançar nosso objetivo, apresentamos nossa experiência em um curso de extensão universitária sobre elaboração de sequências didáticas baseadas em gêneros textuais. A abordagem teórica que embasa este estudo é a Ergonomia da Atividade e Clínica da Atividade, que realizam pesquisas sobre diversas situações de trabalho, e o Interacionismo Sociodiscursivo, que propõe um modelo de análise de textos
visando ao trabalho com gêneros textuais. Como resultado desta pesquisa, apresentamos alguns exemplos de sequências didáticas produzidas pelos participantes do curso.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Veröffentlicht

2016-04-04

Zitationsvorschlag

Lousada, E. G., Muniz-Oliveira, S., & Barricelli, E. (2016). Gêneros textuais em foco: instrumentos para o desenvolvimento de alunos e professores. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 40(2), 627–640. Abgerufen von https://revistadogel.emnuvens.com.br/estudos-linguisticos/article/view/1323

Ausgabe

Rubrik

Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas