O desempenho de crianças em fase de alfabetização em avaliações de leitura e escrita

Autores/as

  • Mariana Terra Teixeira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0002-5115-1234
  • Bernardo Kolling Limberger Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Augusto Buchweitz Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v45i2.982

Palabras clave:

avaliação de leitura, dislexia, alfabetização.

Resumen

Este artigo aborda o desempenho de crianças em fase de alfabetização em testes de leitura, um eixo do projeto ACERTA. O projeto busca a identificação precoce de transtornos de aprendizagem, mais especificamente, a dislexia. Neste artigo, discutimos os resultados dos testes de leitura e escrita aplicados em escolas de Porto Alegre, os quais auxiliam na identificação de crianças em risco de apresentarem dificuldade inesperada para leitura. Os objetivos específicos deste artigo são: a) verificar o desempenho das crianças em fase de alfabetização em testes de leitura e escrita e b) identificar as dificuldades persistentes que possam ser indicativas de risco de transtorno de aprendizagem. Analisamos os resultados da Provinha Brasil, do ditado ortográfico e da leitura de palavras e pseudopalavras. Os resultados são apresentados a partir de uma perspectiva ainda descritiva da amostra. 

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Biografía del autor/a

Mariana Terra Teixeira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Linguística do Programa de Pós-graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Bernardo Kolling Limberger, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando em Linguística do Programa de Pós-graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Augusto Buchweitz, Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professor e membro permanente dos programas de pós-graduação em Letras-Linguistica e Medicina-Neurociências da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atua também como Coordenador de Desenvolvimento de Pesquisa em Neuroimagem Funcional do Instituto do Cérebro (www.pucrs.br/inscer); é coordenador geral do projeto ACERTA - Avaliação de Crianças Em Risco de Transtorno de Aprendizagem (CAPES-OBEDUC) envolvendo a PUCRS, a UFSC e a UFRN. 

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Publicado

2016-11-29

Cómo citar

Teixeira, M. T., Limberger, B. K., & Buchweitz, A. (2016). O desempenho de crianças em fase de alfabetização em avaliações de leitura e escrita. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 45(2), 595–610. https://doi.org/10.21165/el.v45i2.982

Número

Sección

Psicolinguística