Gêneros do discurso e multiletramentos: uma discussão dialógica

Autores/as

  • Rosineide de Melo Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo, Brasil

Palabras clave:

gêneros do discurso, multiletramentos, protótipo didático

Resumen

Este artigo tem por objetivo apresentar as releituras acerca de conceitos fundantes do Círculo de Bakhtin articulados à diversidade de linguagens em contexto multicultural ou multiletramentos característicos dos textos contemporâneos. Especificamente, temos considerado que o ponto de imbricação entre a teoria dos gêneros do discurso e os multiletramentos está na capacidade de a primeira se manter inacabada e, portanto, com possibilidades de abrigar novos textos com o hibridismo constitutivo dessas novas modalidades, formas e semioses. A partir das reflexões teórico-metodológicas, apresentamos um recorte de protótipo didático inspirado na pedagogia dos multiletramentos, esta discutida pelo Grupo de Nova Londres, em diálogo com a concepção revisitada de gêneros do discurso.

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Biografía del autor/a

Rosineide de Melo, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo, Brasil

Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (IEL/Unicamp)

Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA)

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Publicado

2015-05-24

Cómo citar

Melo, R. de. (2015). Gêneros do discurso e multiletramentos: uma discussão dialógica. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 43(2), 895–908. Recuperado a partir de https://revistadogel.emnuvens.com.br/estudos-linguisticos/article/view/489

Número

Sección

Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas