Textos literários no ensino de português para falantes de outras línguas em contexto universitário

Autores/as

  • Neide Tomiko Takahashi Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil

Palabras clave:

aquisição-aprendizagem de PFOL, textos literários, leitura dialógica

Resumen

Pretende-se discutir, neste trabalho, a inter-relação possível entre a prática social da leitura de textos literários e sua recepção didática em sala de aula de português para falantes de outras línguas (PFOL). Com o apoio teórico dos postulados de Bakhtin (2003), no que se refere à interação verbal, e de Krashen (1982), no que concerne à aquisição-aprendizagem de língua estrangeira, incluindo seu componente afetivo, o objetivo é apresentar as reflexões envolvidas no conceito de dialogismo, presente na leitura literária, e seu potencial cognitivo no desenvolvimento da leitura e produção escrita para alunos intercambistas da Universidade de São Paulo. Para tanto, buscou-se um levantamento dos gêneros preferidos desses estudantes e do conhecimento prévio de obras e autores brasileiros a fim de discutir as contribuições dos textos literários na aquisição-aprendizagem do PFOL.

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Publicado

2015-05-24

Cómo citar

Takahashi, N. T. (2015). Textos literários no ensino de português para falantes de outras línguas em contexto universitário. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 43(2), 868–881. Recuperado a partir de https://revistadogel.emnuvens.com.br/estudos-linguisticos/article/view/487

Número

Sección

Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas