Linguística, música e cognição humana: da representação estática à interação dinâmica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2388

Palabras clave:

cognição musical, cognição, fala, dinamicismo

Resumen

O objetivo deste trabalho é expor algumas das principais abordagens da ciência da cognição sobre as línguas naturais e a música, a fim de traçar um elo entre linguística, música e cognição humana, e, com isso, traçar o percurso realizado desde a pesquisa de Iniciação Científica até a seleção do objeto de estudo da pesquisa de mestrado. As abordagens serão revistas com o propósito de explorar tal objeto: a fala sincronizada (e a joint speech), vista a partir do paradigma dinâmico da cognição e da linguagem. Dessa maneira, procura-se defender a relevância da abordagem dinâmica para tratar da relação entre a música e a linguagem, bem como da própria natureza da fala, e apresentar a fala conjunta (joint speech) como um objeto de estudo empírico para investigar questões que vão além da fala e da linguagem.

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Biografía del autor/a

Verônica Penteado Siqueira, Universidade de São Paulo

Graduada em Letras - Português/Linguística pela Universidade de São Paulo. Mestranda do programa de pós-graduação do Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo. Atua como membro do Grupo de Estudos em Fonética da USP desde 2014.

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Publicado

2019-04-30

Cómo citar

Penteado Siqueira, V. (2019). Linguística, música e cognição humana: da representação estática à interação dinâmica. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 48(1), 384–403. https://doi.org/10.21165/el.v48i1.2388

Número

Sección

Artigos