Interfaces no processo de mediação em teletandem português e espanhol: o papel dos mediadores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v48i2.2262

Palabras clave:

Teletandem, línguas próximas, mediação

Resumen

A prática de teletandem em contexto de línguas próximas, como o português e o espanhol, traz algumas especificidades que são inerentes ao processo, tais como, a possibilidade de intercomunicação entre os interagentes. Nesse caso, é necessário observar mais atentamente o papel do mediador na supervisão e acompanhamento de tais interações, de maneira a considerar a relevância dos aspectos linguísticos e culturais. Essa observação pode ser feita por meio de monitoramento constante dos estudantes pelo mediador, como um modo de estimular a conscientização linguística e intercultural. Neste trabalho, temos como objetivo descrever as ações decorrentes desse processo de mediação compreendido de forma mais ampla – que inclui desde os primeiros contatos com as instituições estrangeiras à organização, acompanhamento, supervisão e avaliação –, bem como discutir alguns pressupostos teóricos que podem servir de subsídio ao aprimoramento dessa prática, a partir da perspectiva metodológica da teoria fundamentada (CHARMAZ, 2009). Apresentamos algumas estratégias para esse processo, a partir de nossa experiência na mediação em interações de teletandem português e espanhol, em uma parceria entre uma universidade brasileira e uma universidade mexicana. Nossas análises demonstram que os princípios de autonomia e de reciprocidade (TELLES; VASSALO, 2006) da aprendizagem em tandem estão diretamente relacionados com o processo de mediação e contribuem para a constituição de um contexto profícuo de ensino e aprendizagem de línguas.

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Biografía del autor/a

Kelly Cristiane Henschel Pobbe de Carvalho, FCL Assis UNESP

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita
Filho (1998) e doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Atualmente, é Professora Assistente Doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCL - UNESP/Assis), junto ao departamento de Letras Modernas, no conjunto das disciplinas de Língua Espanhola. Na FCL - UNESP/Assis, exerce as funções de coordenadora do projeto Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores e de coordenadora do projeto PIBID/Letras/Espanhol. Atua no programa de pós-graduação PROFLETRAS - UNESP e integra os Grupos de Pesquisa: Teletandem: Transculturalidade das interações online via webcam e Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagem, Ensino e Narrativa de Professores. Tem experiência nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de língua materna e estrangeira (espanhol), formação de professores de línguas, tecnologia e ensino de línguas, teletandem, letramento, multiletramentos, fonética / fonologia.

Karin Adriane Henschel Pobbe Ramos, FCL Assis UNESP

possui doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), concluído em 2004, e mestrado em Letras, pela mesma instituição, concluído em 1999. Possui licenciatura em Letras, habilitação Português e Inglês, concluída em 1991, bacharelado em Psicologia, concluído em 2009, e formação de Psicólogo, concluída em 2010, todos pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atualmente é Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Letras de Assis/UNESP e atua na disciplina de Texto e Ensino do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/CAPES/UNESP) e nas disciplinas de Psicologia da Educação e Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Língua e Literaturas Vernáculas do Curso de Letras. Desenvolve pesquisa na área Linguística Aplicada, atuando principalmente na linha do ensino do português como língua materna e como língua estrangeira. Coordena o Subprojeto Letras-Português do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) da UNESP de Assis e faz parte dos seguintes Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq: Teletandem: transculturalidade das interações online via webcam e Grupo de Estudos Discursivos (GED). É supervisora e pesquisadora do Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores da Faculdade de Ciências e Letras de Assis/UNESP. Em seu Currículo Lattes, os termos mais frequentes na contextualização da produção científica e tecnológica são: Linguística Aplicada, Teletandem, Ensino do Português e Ensino do Português para Falantes de Outras Línguas.

 

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Publicado

2019-07-16

Cómo citar

Carvalho, K. C. H. P. de, & Ramos, K. A. H. P. (2019). Interfaces no processo de mediação em teletandem português e espanhol: o papel dos mediadores. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 48(2), 747–765. https://doi.org/10.21165/el.v48i2.2262

Número

Sección

Artigos