Integração de habilidades: perspectiva histórico-teórica e operacionalização no exame Celpe-Bras
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v46i2.1677Schlagworte:
avaliação, habilidades integradas, exames de proficiência em língua estrangeira.Abstract
Este artigo procura traçar uma perspectiva histórico-teórica do tema “integração de habilidades” e como esse é operacionalizado nas tarefas da parte escrita do exame de proficiência Celpe-Bras. Com o surgimento da avaliação de desempenho em língua estrangeira (LE), a integração de habilidades tem sido cada vez mais utilizada. No entanto, o tema ainda é debatido por vários pesquisadores; alguns teóricos apontam para o problema da contaminação de uma habilidade a outra, enquanto outros o defendem por ser mais condizente com abordagens centradas no uso da língua. Dessa forma, busco aqui apresentar o estado da arte da literatura na área de avaliação em LE sobre o conceito “integração de habilidades” e analisar tarefas de produção escrita do exame Celpe-Bras a fim de entender como o conceito tem sido operacionalizado nesse exame.Downloads
Literaturhinweise
ABREU, A. S. Gramática mínima: para o domínio da língua padrão. 2. ed. Cotia: Ateliê Editorial, 2006.
ALDERSON, J. C. Assessing Reading. Cambridge: Cambridge University Press, 2000. (Cambridge Language Assessment). Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1017/CBO9780511732935>. Acesso em: 28 mai. 2014.
ARAÚJO, K. S. A perspectiva do examinando sobre a autenticidade de avaliações em leitura em língua estrangeira. 2007. 147 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. Disponível em: <http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000430295>. Acesso em: 25 jul. 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Guia do participante: tarefas comentadas que compõem a edição de abril de 2013 do exame. 2013. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/outras_acoes/celpe_bras/estrutura_exame/2014/guia_participante_celpebras_caderno_provas_comentadas.pdf >. Acesso em: 08 abr. 2014.
BROWN, H. D. Principles of language learning and teaching. 5th ed. White Plains: Pearson/Longman, 2007.
BROWN, H. D.; BAILEY, K. M. A categorical instrument for scoring second language writing skills. Language Learning, Hoboken, v. 34, n. 4, p. 21-38, 1984. Disponível em <http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1467-1770.1984.tb00350.x/full>. Acesso em: 20 jul. 2015.
CARVALHO, S. C. Políticas de promoção internacional da língua portuguesa: ações na América latina. Trab. linguist. apl., Campinas, v. 51, n. 2, p. 459-484, 2012. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0103-18132012000200010>. Acesso em: 20 mai. 2014.
CHAPELLE, C.; ABRAHAM, R. G. Cloze method: what difference does it make? Language Testing, Londres, v. 7, n. 2, p 121-146, 1990. Disponível em: <http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/026553229000700201>. Acesso em: 04 jun. 2015.
CLAPHAM, C. Assessment and Testing. Annual Review of Applied Linguistics, Cambridge, v. 20, n. 1, p. 147-161, ago, 2003. Disponível em: <http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.455.4548&rep=rep1&type=pdf>. Acesso em 10 mai. 2014.
CUMMING, A. Assessing Integrated Writing Tasks for Academic Purposes: Promises and Perils. Language Assessment Quarterly, v. 10, n. 1, p. 1-8, 2013. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1080/15434303.2011.622016>. Acesso em: 11 mar. 2015.
KOBAYASHI, E. Avaliação em língua inglesa em contexto empresarial. Sínteses (UNICAMP. Online), v. 15, p. 92-109, 2010. Disponível em: <http://revistas.iel.unicamp.br/index.php/sinteses/article/view/1153>. Acesso em: 19 mai. 2015.
EBEL, R. L.; FRISBIE, D. A. Essentials of Educational Measurement. 5. ed. Englewood Cliffs, Prentice-Hall, 1991.
GEBRIL, A.; PLAKANS, L. Investigating Source Use, Discourse Features, and Process in Integrated Writing Tests. Spaan Fellow Working Papers in Second/Foreign Language Assessment, Ann Arbor, v. 7, p. 47-84, 2009. Disponível em: <http://www.researchgate.net/publication/237836160_Investigating_source_use_disc ourse_features_and_process_in_integrated_writing_tests>. Acesso em: 16 mar. 2015.
LADO, R. Language testing: the construction and use of foreign language tests. New York: McGraw-Hill, 1961.
LEWKOWICZ, J. A. The integrated testing of a second language. In: CLAPHAM, C.; CORSON, D. (Org.). Encyclopedia of Language and Education, v. 7: Language Testing and Assessment. Dordrercht: Kluwer Academic Publishers, 1997. p. 121-130.
MCNAMARA, T. F. Measuring second language performance. Londres: Longman, 1996.
MORROW, K. Communicative language testing: revolution or evolution? BRUMFIT, C.; JOHNSON, K. (Coaut. de). The communicative approach to language teaching. Oxford: Oxford University Press, 1979. p. 143-157.
MUNBY, J. L. A communicative syllabus design. Cambridge: Cambridge University Press, 1978.
SANTOS, L. G. dos. Avaliação de desempenho para nivelamento de alunos de português como língua estrangeira. 2007. 179 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10183/12750>. Acesso em: 09 mai. 2014.
SAWAKI, Y.; QUINLAN, T.; YONG-WON, L. Understanding Learner Strengths and Weaknesses: Assessing Performance on an Integrated Writing Task, Language Assessment Quarterly, v. 10, n. 1, p. 73-95, 2013. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1080/15434303.2011.633305>. Acesso em: 14 mar. 2015.
SCARAMUCCI, M. V. R. Proficiência em LE: considerações terminológicas e conceituais. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 36, p. 11-22, 2000. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1017/S0267190500200093>. Acesso em: 05 jun. 2015.
_______. Validade e consequências sociais das avaliações em contextos de ensino de línguas. LINGVARVMARENA, Porto, v. 2, p. 103-120, 2011. Disponível em: <http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/9824.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2015.
SCHLATTER, M. Celpe-Bras: avaliação, ensino e formação de professores de português como língua adicional. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2014. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/acervocelpebras/um-pouco-de-historia>. Acesso em: 21 mai. 2014.
SHOHAMY, E. A Practical Handbook in Language Testing for the Second Language Teacher. Tel-Aviv University: Tel-Aviv. Experimental Edition, 1985.
SHOHAMY, E.; HOMBERGER, N. H. (Ed.). Encyclopedia of Language and Education, 2nd Edition, Volume 7: Language Testing and Assessment, New York: Springer Science + Business Media LLC, 2008. p. 445-454.
SPOLSKY, B. Measured words: the development of objective language testing. Oxford: Oxford University Press, 1995. (Oxford applied linguistics).
_______. Language Assessment in Historical and Future Perspective. In: SHOHAMY, E.; HOMBERGER, N. H. (Ed.). Encyclopedia of Language and Education, 2nd Edition, Volume 7: Language Testing and Assessment, New York: Springer Science+Business Media LLC, 2008. p. 445-454.
WEIGLE, S. C. Assessing Writing. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1017/CBO9780511732997>. Acesso em: 12 nov. 2013
WEIR, C. J. Communicative Language Testing. Londres: Prentice Hall International (UK) Ltd, 1990.
WEIR, C. J. Language testing and validation: an evidence-based approach. Hampshire: Palgrave Macmillan, 2005.
WIGGLESWORTH, G. A. Task and performance based assessment. In: HORNBERGER, N. H. Encyclopedia of Language and Education. Boston, MA: Springer Science + Business Media LLC, 2008. p. 3-17. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1007/978-0-387-30424-3>. Acesso em: 1 abr. 2014.