O processo de apropriação de concepções construtivistas em materiais didáticos para alfabetização

Autor/innen

  • Marilda Pio da Silva

Schlagworte:

análise do discurso, alfabetização, livros didáticos, construtivismo.

Abstract

A década de 70 do século XX1 foi o momento em que a concepção construtivista
começou a surgir em artigos acadêmicos, no Brasil, e, também, o momento em que ocorreu o processo de democratização do acesso ao ensino, quando os alunos das camadas menos favorecidas da população passaram a frequentar a escola. Nas duas décadas posteriores – 80 e 90 –, as ideias construtivistas foram gradualmente desenvolvidas em discussões acadêmicas sobre alfabetização e ampliaram suas influências sobre propostas oficiais para o ensino e em manuais didáticos. O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de uma pesquisa que observou o
desenvolvimento das propostas construtivistas no Brasil, nas discussões sobre alfabetização, e seu impacto e evolução nos materiais pedagógicos.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Veröffentlicht

2016-04-04

Zitationsvorschlag

Silva, M. P. da. (2016). O processo de apropriação de concepções construtivistas em materiais didáticos para alfabetização. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 40(2), 509–523. Abgerufen von https://revistadogel.emnuvens.com.br/estudos-linguisticos/article/view/1314

Ausgabe

Rubrik

Aquisição da Escrita