Aspectos acústico-prosódicos do alongamento silábico em contextos de intensificação na fala de professores do ensino básico
DOI:
https://doi.org/10.21165/el.v54i1.3810Resumo
Este trabalho apresenta uma caracterização acústica das sílabas e seus fones entre as posições pretônica, tônica e postônica de palavras sob efeitos de intensificação de sentido. Os parâmetros analisados incluem duração, frequência fundamental (f0) e ênfase espectral (intensidade relativa). Os dados foram coletados por meio de um experimento de leitura de um texto em três contextos de intensificação (neutro, intensificado e extraintensificado). As medidas acústicas foram extraídas por meio do script GenAcousticsSegments, no programa de análise acústica PRAAT. Os dados são de seis participantes (3 masculinos e 3 femininos) professores do ensino básico de Campinas/SP e região de São Paulo. Os resultados demonstraram que a duração silábica aumenta conforme são atribuídos os contextos de intensificação, caracterizando uma relação icônica entre alongamento silábico e efeitos de intensificação de sentido.
Palavras-chave: contextos de intensificação; análise acústico-prosódica; alongamento silábico; fala de professores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A aprovação dos artigos para publicação implica na cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) o Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (www.gel.org.br/estudoslinguisticos), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando o GEL responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.
