Aspectos acústico-prosódicos do alongamento silábico em contextos de intensificação na fala de professores do ensino básico

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DOI:

https://doi.org/10.21165/el.v54i1.3810

Abstract

Este trabalho apresenta uma caracterização acústica das sílabas e seus fones entre as posições pretônica, tônica e postônica de palavras sob efeitos de intensificação de sentido. Os parâmetros analisados incluem duração, frequência fundamental (f0) e ênfase espectral (intensidade relativa). Os dados foram coletados por meio de um experimento de leitura de um texto em três contextos de intensificação (neutro, intensificado e extraintensificado). As medidas acústicas foram extraídas por meio do script GenAcousticsSegments, no programa de análise acústica PRAAT. Os dados são de seis participantes (3 masculinos e 3 femininos) professores do ensino básico de Campinas/SP e região de São Paulo. Os resultados demonstraram que a duração silábica aumenta conforme são atribuídos os contextos de intensificação, caracterizando uma relação icônica entre alongamento silábico e efeitos de intensificação de sentido.
Palavras-chave: contextos de intensificação; análise acústico-prosódica; alongamento silábico; fala de professores.

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Veröffentlicht

2025-12-17

Zitationsvorschlag

Varela, F. L. P. (2025). Aspectos acústico-prosódicos do alongamento silábico em contextos de intensificação na fala de professores do ensino básico. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 54(1), 223–239. https://doi.org/10.21165/el.v54i1.3810

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