CONTRIBUIÇÕES DE UM CURSO EAD PARA O LETRAMENTO EM AVALIAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ADICIONAIS PARA CRIANÇAS
DOI :
https://doi.org/10.21165/gel.v18i1.3094Mots-clés :
Letramento em avaliação de línguas, Ensino de línguas para crianças, Ensino à distância EAD, Diários reflexivos.Résumé
A inserção de línguas adicionais nos anos iniciais escolares implica reformulação dos cursos de Letras e investimentos na formação docente para avaliar a aprendizagem (TONELLI; CRISTOVÃO, 2010; BUENO, 2020). Estudos apontam para a importância do desenvolvimento de conhecimentos sobre a avaliação de línguas adicionais e a urgência de desenvolver habilidades que possibilitem um trabalho mais bem informado com avaliação (QUEVEDO-CAMARGO, 2020). O objetivo deste artigo é apresentar uma análise temática (MINAYO, 2007) de diários reflexivos (REICHMANN, 2013) de participantes em um curso na modalidade de ensino a distância (EAD) sobre avaliação em contextos de ensino-aprendizagem de línguas adicionais para crianças, cuja escrita foi orientada por perguntas-guia. Buscaram-se evidências de impacto de um dos módulos do curso nas reflexões das cursistas sobre cinco conceitos básicos da área de avaliação: autenticidade, confiabilidade, efeito retroativo, praticalidade e validade (ISAACS, 2013; GREEN, 2014). Para a análise temática, utilizou-se o software Atlas.ti (Versão 9.0). Os diários sugerem que o módulo analisado foi bem-sucedido, visto que provocou reflexões sobre tais conceitos nas cursistas, que, em geral, não possuem formação específica para atuar no ensino de línguas adicionais para crianças, contribuindo para o Letramento em Avaliação (COOMBE, 2018) das participantes.Téléchargements
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Publié-e
2021-04-12
Comment citer
Quevedo-Camargo, G., & Tonelli, J. R. A. (2021). CONTRIBUIÇÕES DE UM CURSO EAD PARA O LETRAMENTO EM AVALIAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ADICIONAIS PARA CRIANÇAS. Revista Do GEL, 18(1), 230–248. https://doi.org/10.21165/gel.v18i1.3094
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