Uma proposta para o tratamento das relações de discurso temporais no modelo de análise modular do discurso
Mots-clés :
Relações de discurso temporais. Forma de organização relacional. Modularidade.Résumé
Este trabalho propõe uma revisão da forma como o Modelo de Análise Modular do Discurso estuda as relações de discurso temporais. Para isso, apontamos os problemas subjacentes à definição da categoria com que o modelo estuda as relações temporais, a categoria genérica de sucessão. Essa categoria é problemática, porque (a) faz entender que só existem relações de sucessão em sequências narrativas; (b) reforça a ideia de que os acontecimentos de uma narração se ligam sempre por relações de sucessão; (c) não permite o tratamento de outras relações temporais; (d) impede a percepção de que as sequências discursivas podem apresentar essas outras relações temporais. Após a discussão de cada um desses problemas, apresentamos uma proposta que, na tentativa de contorná-los, substitui a categoria de sucessão pela categoria de tempo.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A REVISTA DO GEL não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC).
Os critérios gerais de direitos autorais da REVISTA DO GEL estão dispostos no termo de direitos autorais que cada autor aceita ao submeter seu trabalho no periódico. Como regra geral o periódico utiliza as regras CC BY-NC da Creative Commons (regra disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode)